No sábado passado, dia 16, entregamos uma obra de mobilidade que, havia muito tempo, era aguardada pelos ribeirão-pretanos que trafegam pelas avenidas 9 de Julho, Portugal e Costábile Romano. A remodelação da praça Hélio Smidt, agora aberta para o trânsito, permitirá tráfego mais rápido e mais seguro no local, porque faz a ligação direta entre as avenidas com faixa dupla de rolamento. As vias do entorno, que recebem cerca de 5,5 mil veículos por dia, foram todas remodeladas – em substituição à rotatória que existia no local –, receberam asfalto novo e nova sinalização. As obras beneficiam principalmente os moradores do Centro, Vila Seixas, Santa Cruz do José Jacques e Jardim América.
Se a facilidade chega para os motoristas de veículos leves, ela também passa a fazer parte da vida de 460 mil usuários do transporte coletivo urbano, que passam a ter trajetos mais rápidos em seus deslocamentos necessários. Neste momento de pandemia da covid-19, a utilização das vias públicas é menor, em função do distanciamento social e do reduzido fluxo de pessoas, mas elas seguem em constante preparação para quando a cidade voltar a pulsar dentro da normalidade possível. Porque sabemos que este momento passará e teremos a necessidade de novas vias, novas alternativas para permitir a mobilidade rápida e segura das pessoas.
Esta foi uma das obras de mobilidade entregue até agora. Já foram concluídas as três pontes da avenida Francisco Junqueira, que ligam o Campos Elíseos ao Centro, a duplicação e prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, a recuperação da Estrada do Piripau e diversas frentes de recapeamento asfáltico. Dentro do Programa Ribeirão Mobilidade, dez adequações estão em execução, três estão em processo licitatório e o restante, em processo de abertura de licitação. Há vias praticamente prontas e já abertas para o tráfego, como a avenida Antônia Mugnatto Marincek, que está 99% concluída, faltando apenas o entroncamento com a Via Anhanguera.
Há outras importantes obras viárias em andamento, como o prolongamento da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, com parte já liberada para o tráfego. Hoje cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade estão licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.
Estas obras mudarão completamente os caminhos da mobilidade urbana em Ribeirão Preto, com importantes viadutos (dois na avenida Brasil e um na avenida Francisco Junqueira com Antônio Diederichsen e Maria de Jesus Condeixa), pontes e corredores estruturais do transporte coletivo urbano. Hoje estão em execução, por exemplo, os corredores da Via do Café, avenidas Dom Pedro I e Saudade e rua São Paulo.
As obras de mobilidade urbana terão investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Governo Federal e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Quem trafega pelas avenidas da cidade pode perceber o andamento das obras, com algumas delas já chegando à conclusão para entrega. Outras, mais complexas, cumprem cronograma de execução mais longos, mas estão rigorosamente dentro do prazo planejado, para que possamos bem aplicar os recursos e obter os resultados esperados de forma rápida.
Ao final das execuções das obras, teremos 11 corredores de ônibus, que somam 56 quilômetros das principais avenidas do município, além de pontes, túneis, ciclovias e viadutos, com benefício para todos que utilizam o sistema viário de nossa cidade, nos mais variados tipos de transporte.