Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Nogueira não vai antecipar feriados

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Com 586 casos confirma­dos de coronavírus, 15 mor­tes por covid-19 e taxa de letalidade em 2,5%, Ribeirão Preto está em situação de re­lativa segurança em relação à propaghação do novo co­ronavírus, por isso o prefei­to Duarte Nogueira Júnior (PSDB) não pretende anteci­par o calendário de feriados municipais, como já propu­seram o governo estadual e a prefeitura da capital.

A informação foi divulga­da pelo chefe do Executivo na segunda-feira, 18 de maio, em transmissão ao vivo pelas redes sociais e confirmada nesta terça­-feira (19). Em nota, a prefeitura de Ribeirão Preto informa que o Comitê Técnico de Contingen­ciamento da Covid-19 e o Gru­po de Transição e Retomada Pós-Covid-19 recomendaram que não houvesse mudança nas datas dos feriados.

“Tivemos mais uma reu­nião do Comitê Municipalista, juntamente com outras 16 ci­dades do Estado de São Paulo, e vamos apresentar, até o final da semana, os protocolos de adequação, sinalizando como será a recuperação ao final do mês de maio”, afirma o prefeito.

Segundo Nogueira, ao con­trário da capital, que vive uma situação bem mais crítica que a de Ribeirão Preto, e do gover­no estadual, aqui não será pro­posta nenhuma mudança no calendário com antecipação de feriados, por enquanto. Ressal­va, porém, que isso poderá ser feito apenas mais pra frente, caso a cidade precise.

Em Ribeirão Preto, o Dia da Consciência Negra, celebra­do em 20 de novembro, não é feriado, mas a cidade poderia antecipar Corpus Christi (cele­brado em 11 de junho) e o dia de aniversário do município (19 de junho).

Na segunda-feira, o go­vernador João Doria (PSDB) enviou para a Assembleia Le­gislativa de São Paulo (Alesp) projeto de lei que antecipa o feriado estadual de Nove de Julho para a próxima segun­da-feira, 25 de maio. Se os de­putados aprovarem a proposta, valerá para Ribeirão Preto e todo o estado.

Para aumentar o isolamen­to social, Doria sugere que as 645 cidades paulistas anteci­pem os dois feriados de com­petência dos municípios. As­sim, o Estado teria um feriado prolongado de cinco dias. A medida, segundo o governa­dor, visa aumentar o isolamen­to social e diminuir a circula­ção do coronavírus. O Banco Central e a Bolsa de Valores anunciaram que os mercados funcionarão normalmente, apesar do feriadão da capital.

A Caixa Econômica Fede­ral, que começou nesta semana uma nova etapa de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 (mães solteiras recebem R$ 1,2 mil), também vai abrir as agências normalmente. A Federação Brasileira de Ban­cos (Febraban) afirmou que as unidades estarão abertas nos dias 20 e 21 de maio.

O BC esclareceu, por meio de um comunicado ao merca­do, que o feriado de Corpus Christi ocorrerá, em todo o Brasil, no dia 11 de junho. Este será o dia considerado não útil para fins de “operações prati­cadas no mercado financeiro, inclusive quanto às ativida­des e aos sistemas de respon­sabilidade desta autarquia”.

Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes, a taxa de iso­lamento social em Ribeirão Preto ficou em 38% na sex­ta-feira (15), 48% no sábado (16), 51% no domingo (17) e em 46% na segunda-feira (18) – foi de 49% no estado. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%, e o aceitável de 50%.

Postagens relacionadas

Simpósio discute o impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil em RP

Redação 2

Alesp vai monitorar crise hídrica em SP

Redação 1

AGU defende no STF suspensão de decretos que proíbem cultos religiosos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com