Tribuna Ribeirão
Política

Justiça Federal mantém nomeação de Rolando

ISAC NÓBREGA/PR

O juiz federal Francisco Ale­xandre Ribeiro, da 8ª Vara Fede­ra Cível de Brasília, negou um pedido em ação popular para que fosse anulada a nomeação do delegado Rolando Alexandre de Souza como diretor-geral da Polícia Federal (PF). A suspen­são da nomeação havia sido pedida pelo advogado Rubens Alberto Gatti Nunes, que coor­dena o grupo Movimento Brasil Livre (MBL). Rolando de Souza foi nomeado e empossado em 4 de maio, após o ministro Ale­xandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter anu­lado a nomeação de Alexandre Ramagem, atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligên­cia (Abin), para o cargo.

Moraes impediu a posse de Ramagem após o então ministro da Justiça e Segu­rança Pública, Sergio Moro, ter pedido demissão alegan­do interferência política na PF por parte do presidente Jair Bolsonaro, a quem com­pete nomear o diretor-geral. Para o MBL, a nomeação de Rolando de Souza, que traba­lhava com Ramagem na Abin, foi um meio encontrado pelo governo para burlar a decisão do Supremo, o que foi nega­do pela Advocacia-Geral da União (AGU) na ação popular.

Ao não anular a nomeação de Rolando de Souza, o juiz fe­deral Francisco Alexandre Ri­beiro reconheceu a “gravidade da denúncia” feita por Moro, cujas alegações justificaram a anulação da nomeação de Ramagem e a abertura de in­quérito no Supremo. O magis­trado afirmou, porém, que não poderia estender a Rolando de Souza as suspeitas que recaem sobre Alexandre Ramagem, “como se fosse possível presu­mir que ambos seriam cúm­plices de alguma empreitada ilícita ou criminosa, ainda em estágio inicial de apuração”.

Postagens relacionadas

Deputado do PT quer criar ‘IPVA’ das armas

William Teodoro

Reprovada, autora do impeachment vê perseguição

Redação 1

Consórcios seguem na disputa para captação de água do Rio Pardo 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com