O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Ribeirão Preto saltou de 521 para 586 nesta terça-feira, 19 de maio, alta de 12,5%. Foram anunciados mais 65 casos confirmados em 24 horas, novo recorde diário – mais de dois a cada 60 minutos.
O recorde de testes positivos em um único dia havia sido registrado no dia 12, com 39 casos confirmados – o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) disse que o aumento era “bastante significativo e um ponto fora da curva”. Antes, a série histórica do município tinha registrado 23 contágios em 31 de março.
O crescimento do número de casos confirmados nos últimos dias, segundo o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, é justificado pelo aumento na capacidade de testagem do município. Até os pacientes com sintomas leves de síndrome gripal estão sendo testados nos postos do município.
A Secretaria Municipal da Saúde acrescentou às notificações e aos casos descartados também as síndromes gripais de pacientes que procuram atendimento no sistema de saúde do município e estão sendo testados mesmo com sintomas leves de gripe.
Dessa forma, as notificações subiram para 3.293 e o total dos casos que eram considerados suspeitos e foram descartados após resultados negativos de exames subiu para 2.409, ou 73,15% do total. A cidade também aguarda o resultado de 298 exames que estão represados nos laboratórios (9,05%).
“Este é o melhor resultado que já tivemos desde o início da pandemia e se deve ao fato de Ribeirão Preto contar com quatro laboratórios credenciados, que somam a capacidade de 400 exames diários e que farão 12 mil testes por mês”, diz Scarpelini.
As 586 pessoas infectadas representam 17,8% do total de notificações. Ribeirão Preto já registrou 15 óbitos até agora. A taxa de letalidade é de 2,5%. Ainda assim, é inferior aos índices regional (4,4%), estadual (7,8%), nacional (6,6%) e mundial (6,6%).
Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o município conta com 86 exclusivos para covid-19 e, destes, 33 estão ocupados, com taxa de ocupação de 38,4%. A taxa média de ocupação dos últimos 14 dias foi de 34,6%. Já em relação aos leitos de enfermaria, 144 são exclusivos para pacientes com a doença, sendo que 41 estão sendo utilizados, com taxa de ocupação de 28,5%. Nos últimos 14 dias, a taxa média de ocupação foi de 20,8%.
Mortes
Dos 15 mortos na cidade por covid-19, são oito homens (53,3%), de 36 anos, 41, 57, 68, 73, 76, 79 e 87 anos, e sete mulheres (46,7%), de 51 anos, 58, 70, 76, 80, 88 e 89 anos de idade. Catorze tinham alguma comorbidade como doença cardiovascular, crônica, diabetes, pneumopatia, doença neurológica crônica, imunodeficiência e doença renal crônica (93,3%). Apenas um homem de 76 anos não tinha doença autoimune (6,7%). Quatro pessoas tinham menos de 60 anos (26,7%) e dez eram sexagenárias (73,3%).
Moradora de rua
Procurada desde quarta-feira (13), após ser diagnosticada com covid-19, uma moradora de rua foi encontrada nesta terça-feira na Praça das Bandeiras (praça da Matriz ou da Catedral), mas recusou o atendimento oferecido pela prefeitura, segundo Laura Aguiar, coordenadora do Serviço de Acolhimento para Adulto e Família.
A mulher foi localizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e estava em contato com outros moradores de rua. Após ser abordada por uma equipe da Assistência Social, ela recebeu uma marmita distribuída por voluntários de uma ONG e almoçou na praça.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi comunicada e o Ministério Público Estadual (MPE) será acionado. A coordenadora do Serviço de Acolhimento diz que todas as medidas para tentar levar a mulher à Casa de Passagem foram tomadas, mas a administração não pode obrigá-la a fazer isolamento social.
A Divisão de Enfermagem da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto recebeu, na segunda-feira (18), mil frascos individuais de álcool gel, doados pela JP Farma, que serão utilizados pelos profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde que atuam na ponta do atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.
A entrega foi realizada na sede da empresa e o presidente da JP Farma, André Ali Mere, se referiu à doação como forma de agradecer a todos os profissionais de enfermagem pelo seu importante trabalho. Estava presente, também, o representante da empresa JP Farma, Marco Aurélio Figueira, responsável pelo contato com a Comissão de Doações e organização de todo o processo.
Participaram da entrega a chefe da Divisão de Enfermagem, Karina Domingues de Freitas, a enfermeira Maria de Fátima Paiva Brito, o representante da Comissão de Doações Covid-19, Luiz Eugênio Scarpino, da Secretaria de Obras Públicas, e Luciano José Alves da Silva, chefe da Fiscalização Geral, que cedeu os veículos para recolhimento e transporte das doações.
As mortes por covid-19 em RP
– 26 de março: homem, 36 anos, imunodeficiente e com doença renal crônica Estava internado em hospital público
– 3 de abril: homem, 76 anos, sem comorbidades Estava internado em hospital privado
– 4 de abril: mulher, 89 anos, tinha doença neurológica crônica Estava internada em hospital público
– 5 de abril: homem, 57 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava internado em hospital público
– 13 de abril: homem, 87 anos, tinha doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica Estava internado em hospital público
– 23 de abril: homem, 73 anos, tinha diabetes mellitus e doença pulmonar crônica Estava internado em hospital público
– 25 de abril: homem, 79 anos, tinha doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica Estava internado em hospital privado
– 26 de abril: mulher, 70 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital privado
– 9 de maio: mulher, 88 anos, tinha diabetes e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital privado
– 10 de maio: mulher, 51 anos, tinha diabetes, doença cardiovascular crônica e doença pulmonar crônica Estava internada em hospital privado
– 12 de maio: mulher, 76 anos, tinha diabetes e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital público
– 14 de maio: mulher, de 80 anos, tinha doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital público
– 14 de maio: homem, 68 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava em casa
– 15 de maio: mulher, 58 anos, tinha diabetes mellitus Estava em casa
– 16 de maio: homem, de 41 anos, com obesidade grau 3 e hipertensão arterial Estava internado na Santa Casa