O Autódromo José Carlos Pace, conhecido no mundo todo por Autódromo de Interlagos, revelava ao público as suas curvas sinuosas no dia 12 de maio de 1940. A corrida foi um marco para a sociedade na época, pois até então as competições eram realizadas nas ruas do Jardim América, na capital paulista.
Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infraestrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimentos. O primeiro projeto começou a ser desenhado em meados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista. Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que significa “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.
Principais eventos
Hoje, o autódromo é palco de competições de porte nacional e internacional, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e eventos diversos. Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui etapas de motovelocidade como a Super Bike ou de pesos-pesados como os caminhões da Fórmula Truck.
Nos demais espaços, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movimento o ano todo.
Mudanças de traçado
A pista original do Autódromo tinha 7.960 metros de extensão, e diminuiu para 7.873 metros em 1979, quando foram feitas reformas para voltar a receber a Fórmula 1. Mas foi após uma grande intervenção realizada no final da década de 1980 que o traçado passou a ter 4.325 metros, de acordo com as novas exigências da organização da categoria.
O circuito teve que se adaptar, como parte de um processo de modernização que também favoreceu a segurança e esportividade de outras provas nacionais. Todos os pilotos elogiam bastante o traçado, por ser desafiante e propiciar um grande espetáculo ao público.
Revitalização
Entre julho e novembro de 2014, o autódromo recebeu a primeira etapa de intervenções para melhoria do equipamento, que incluiu: recapeamento de toda a pista do circuito oficial e também do pitlane (área pavimentada lateral à pista de corrida usada para recepção dos carros); aumento da entrada dos boxes, que ficou mais larga – passando de 30 para 45 metros – e mais extensa, começando cerca de 300 metros antes da antiga; criação de uma área de escape na curva “S do Senna” com cerca de 10 metros e alteração de traçado da saída dos boxes.
Kartódromo Ayrton Senna – O berço do automobilismo
Doze curvas, 1.150 metros de extensão e quase meia década de existência. Este é o Kartódromo de Interlagos, uma das primeiras pistas dedicadas à modalidade, inaugurada em 1970 e que foi reaberta em 2015 com melhorias feitas no mesmo período das reformas no Autódromo no ano anterior
A pista do kartódromo serviu de aprendizado para os principais pilotos brasileiros. Passaram por lá Emerson Fittipaldi, Walter Travaglini, Ayrton Senna, Paulo Carcasci, Rubens Carrapatoso, entre outros. Todos se formaram na pista que é uma verdadeira escola no começo de carreira.
Muitos pilotos que ainda correm na atualidade treinam kart para se manter em forma. Berço do automobilismo, o equipamento foi rebatizado em 1996 de Kartódromo Ayrton Senna em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1.
Pista de arrancada
O “retão” – pista auxiliar que faz parte do circuito antigo do Autódromo de Interlagos –, também possui uma recente estrutura que, além dos cursos ministrados por escolas de pilotagem, possibilita disputas de provas de arrancada. Um trecho com 500 metros de extensão possui equipamentos que garantem mais segurança para esse tipo de atividade.
São 500 metros de guard rails dos dois lados da pista, grade de proteção lateral, pintura e sinalização do asfalto. A pista permite a realização de provas com dois carros emparelhados, que disputam a arrancada lado a lado de forma segura para pilotos e público. Além disso, evita-se os chamados “rachas de rua”, perigosos porque acontecem em vias públicas e colocam em risco a vida das pessoas.
Grandes pilotos que já passaram por Interlagos
Nelson Piquet
Brasileiro nascido no Rio de Janeiro, Piquet estreou na F1 na temporada de 1978. Sua estreia em Interlagos se deu na temporada seguinte, de 1979. O piloto possui três títulos mundias da F1, sendo um dos competidores mais importantes e lembrados do automobilismo no Brasil.
Nessas oito décadas de Autódromo de Interlagos, personagens ilustres passaram pelo espaço, deixando suas marcas no asfalto e na memória dos fãs brasileiros.
Juan Manuel Fangio
Argentino nascido em 1911, Fangio foi o segundo piloto a ser campeão da Fórmula 1. Ele acumulou, ao longo da carreira, cinco vitórias na competição. Sua estreia na pista de Interlagos aconteceu em 1951, quando venceu o VII Grande Prêmio de Interlagos, com a Ferrari 166 FL. Sua segunda passagem pelo templo também foi bem-sucedida – em 1957 ele venceu mais uma vez a mesma competição, dessa vez com um Maserati 300S.
Jackie Stewart
Sua primeira passagem pela pista de Interlagos foi em 1973, pela equipe Team Tyrrell, e ironicamente, sua última temporada de F1. Nesse ano, o britânico conquistou o segundo lugar no podium brasileiro e o primeiro em sua temporada de despedida da F1.
Niki Lauda
O austríaco correu pela primeira vez no Autódromo de Interlagos em 1973, conquistando na pista brasileira o 8º lugar. Astro do automobilismo, Niki já foi tema de filme (Rush – No Limite da Emoção), que retrata a rivalidade que tinha com o piloto James Hunt.
Alain Prost
Tetra campeão da F1, Prost também é conhecido por ter sido rival de Airton Senna, seu companheiro de equipe na McLaren, durante os anos de 1988 e 1989. Sua estreia em Interlagos foi em 1980, tendo conquistado o primeiro lugar em quase todas as vezes que passou pela pista brasileira.
Ayrton Senna
Sem dúvida ele é o piloto mais querido do Brasil. Tricampeão da F1 (duas no templo), Senna teve sua carreira marcada por superações na pista, e muitas delas aconteceram no Autódromo de Interlagos. Sua morte precoce o levou para um patamar de mito e hoje, entre as muitas homenagens que recebe, teve seu nome homenageado no kartódromo de Interlagos.
Lewis Hamilton
O britânico é atualmente o maior campeão da F1 em atividade, com seis títulos mundiais. Estreou na pista de Interlagos no encerramento da sua primeira temporada, em 2007, na qual conquistou o 2º lugar do podium. Em sua segunda vinda, ele conquista a primeira grande vitória da carreira na F1, tendo Interlagos como plano de fundo, na temporada de 2008.
Michael Schumacher
Popularmente chamado no Brasil de Alemão, o nome Schumacher é sinônimo de seguidos recordes na F1. Ao longo de sua carreira, o piloto conquistou sete títulos mundiais da F1, uma delas no Autódromo de Interlagos, na temporada de 2004.
Mural de Eduardo Kobra em homenagem a Senna
O muralista Eduardo Kobra preparou um mural para homenagear Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na F-1, em 1991 e 1993. A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela gestão do local, cedeu uma empena no local para a realização da obra, que tem 27 metros de altura por 10 metros de largura. A obra foi concluída em março, mas devido à pandemia decidiu-se fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos.