Tribuna Ribeirão
Cultura

Live do ‘40tena’ aborda o cinema

Para quem gosta de cinema, uma dica interessante é conhe­cer os bastidores de como se produz um filme ou uma série antes de chegar nas telonas ou na TV. Mas, para completar o conhecimento sobre a criação de um roteiro, as filmagens, a edição de uma cena e o resulta­do final nas telas, vale compre­ender um pouco mais do que fica por trás das câmeras, das luzes e de toda ação desta, que é considerada a grande arte. Já imaginou cuidar de cada deta­lhe para que, quando os atores entrem em cena, tudo flua de forma perfeita?

Esse é o papel de um produ­tor executivo de qualquer proje­to cinematográfico. Interessados no tema, podem participar da live, que acontece nesta sexta­-feira, 15 de maio, às dez horas, com dois nomes expressivos do cenário nacional: o produtor de cinema Camilo Cavalcanti e a produtora cultural Viviane Mendonça. O bate-papo entre os dois será transmitido pelas redes sociais da Fundação do Li­vro e Leitura de Ribeirão Preto, responsável pela agenda dentro do projeto “40tenal cultural”.

Camilo Cavalcanti
É um produtor curioso e obstinado. Ele assina a produção executiva do longa-metragem “A vida invisível”, de Karim Aïnouz, uma produção RT Features, filme ganhador da Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2019 e indicado para representar o Brasil no Oscar 2020.

Cavalcanti produziu e coordenou projetos de séries internacionais e documentários passando por Cuba, África, Ásia e Europa, de 2010 até hoje. Em 2011, produziu seu primeiro longa-metragem, o documen­tário “Cuba, Mucho Gusto”, direção de Caetano Curi. Em 2012, foi a vez de “Nova Africa”, uma série de 26 episódios filmados em mais de 30 países africanos sobre as perspectivas positivas do Continente Mãe.

Um ano depois, de volta ao Brasil, fundou a Clarió Filmes com a missão de fazer audiovisual com paixão e propósito. Entre as obras assinadas por sua produtora está “Aquilo que sobra”, de 2014, ano em que assumiu a produção executiva da LC Barreto, uma das mais tradicionais produtoras do cinema brasileiro.

Traz no currículo duas séries para a HBO Latin Ame­rica, “Escravidão século XXI” (LC Barreto), direção de Bruno Barreto, e “Em busca de Anselmo” (Clariô Filmes), direção de Carlos Alberto Junior, além do longa-metragem “A mulher do meu marido”, de Marcelo Santiago.

Pela Clariô Filmes lançou, em 2019, os documen­tários “Skate pelas sombras” para o Canal Off, e “Barretão” uma coprodução entre Movimento Filmes, Clariô, Canal Brasil e Globo Filmes. Um pouco antes de iniciar a pandemia de coronavírus no Brasil, ele estava trabalhando em seu primeiro longa-metra­gem, um documentário sobre o cantor, compositor e poeta Belchior, mas aguarda definições do cenário para avançar com o projeto.

Viviane Mendonça
É advogada e produtora executiva de eventos e conteúdo audiovisual para cinema e televisão. Atua na área de captação de recursos para projetos audiovisuais e sociais. Como produtora audiovisual trabalhou em parceria com grandes e pequenas produtoras (Bananeira Filmes, Filmland International, Fagulha Filmes, Miriade Filmes, Clariô Filmes, RT Features, Prodigo Films dentre outras).

Iniciou sua carreira como produtora executiva dos cur­tas-metragens “Ilha do Farol”, de Mariana Kaufmman e Juliana Serfaty, e “Verde Violeta” de Rafaela Arrigoni (Festival de Tiradentes/2016 e Short Film Corner/Festival de Cannes 2016 e licenciado para o Canal Brasil) ambos da Fagulha Filmes/RJ. Trabalha com projetos ligados à formação de público e difusão cultural. Em 2014 produziu a mostra “Jia Zhangke – A cidade em quadro”, que exibiu doze longas-metragens e seis curtas, contando com a participação do diretor.

Participou do projeto “Mate-me, por favor’’ de Anita Rocha da Silveira, produzido pela Bananeira Filmes, no programa “Fabrique de Cinema du Monde”, durante o Festival de Cannes 2012. Como produtora executiva, participou do desenvolvimento do filme “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, exibido em 2018 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2016, compôs a equipe de produção executiva dos longa metragens produzidos pela FilmLand “O vendedor de sonhos”, de Jayme Monjardim, e “Divórcio”, dirigido por Pedro Amorim.

Já em 2017, participou do longa metragem “Pixinguinha, um homem carinhoso” de Denise Saraceni. Também em 2017 e assinando a produção executiva, realizou a série documental musical “Os Ímpares”, da diretora Isis Melo e Henrique Alqualo, exibida em 2018 pelo Canal Curta.

Participou como produtora associada no longa metragem “O homem que parou o tempo”, de Hilnando Mendes. Em parceria com Camilo Caval­canti e a Clariô Filmes assina a produção executiva da série documental “Em busca de Anselmo”, em coprodução com a HBO, com previsão de lançamento para 2020/21 e também assina com ele, a produção executiva do filme “A vida invisível”.

Em 2019, Viviane coordenou o Departamento de Cinema da Pródigo Films. Atualmente, é superintendente da Fundação do Livro e Leitura e há dez anos, desempenha a coordenação geral da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), uma das maiores a céu aberto do Brasil, que está prevista para acontecer de 11 a 20 de setembro.

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

IFF faz 10 anos e abre três mostras

Redação 1

Pedro II receberá “IRA Folk”

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com