Sassom explica
A superintendente do Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom), Maria Regina Ricardo, disse em entrevista que o reajuste de 15% no valor da tabela dos dependentes de segurados vale apenas para os indiretos. Para mulher e filhos não haverá correção, como foi determinado pelo Conselho do Sassom. Garante que a cobrança da segunda consulta ocorreu por conta dos gastos neste momento de pandemia.
Consultas represadas
Perguntada sobre o número de atendimentos hospitalares devido ao coronavírus, disse que até agora duas internações foram realizadas. Outro aspecto citado foi o da situação em que o Sassom enfrentará depois do término das medidas preventivas referentes à pandemia. Acredita a dirigente do órgão que haverá um número muito grande de consultas que estão represadas no momento.
Tratamento de esgoto
Os órgãos que monitoram a qualidade da água do Rio Pardo constataram que o índice de pureza não é tão alto atualmente. O funcionamento inadequado de algumas estações de tratamento de esgoto de São Simão, e o não funcionamento em Jardinópolis, determinam a situação atual. Carlos Eduardo Alencastre, do Comitê da Bacia do Pardo e também do DAEE, acredita que em breve poderemos ter essas estações funcionando na plenitude, com a melhora das condições das águas do Pardo, “que já melhoraram muito”, afirma.
Plano B
Sobre a possibilidade de se utilizar as águas do Rio Pardo para abastecimento de algumas áreas de Ribeirão Preto, Alencastre afirma que é um plano B para não ficarmos somente com o abastecimento via Aquífero Guarani e que o tratamento adequará o fornecimento nos padrões adotados nas mais avançadas cidades do país.