Ribeirão Preto vai permitir a abertura dos salões de beleza, cabeleireiros e barbearias entre as atividades essenciais durante a pandemia de coronavírus. A afirmação foi feita pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva na tarde desta terça-feira, 12 de maio.
A inclusão será feita em função do decreto do presidente Jair Bolsonaro que na segunda-feira editou um novo decreto incluindo academias, salões de beleza, cabeleireiros e barbearias entre as atividades essenciais durante a pandemia de coronavírus. O decreto permite o funcionamento desses empreendimentos mesmo nos locais que decretaram medidas rígidas de isolamento social.
Em relação as academias a prefeitura vai esperar a regulamentação do Ministério da Saúde sobre como a abertura poderá ser feita. Somente depois desta regulamentação o Comitê de Contingenciamento e Enfretamento ao Coronavírus e o Grupo de Transição e Retomada pós COVID-19 definirão sobre a reabertura.
Durante a coletiva o prefeito também falou sobre a primeira reunião do Conselho Municipalista de Transição e Retomada do governo do Estado, realizada na segunda-feira em São Paulo. De acordo com o prefeito ficou combinado que a flexibilização da quarentena poderá ser feita pelas 16 regiões administrativas do Estado, dependendo de vários pré-requisitos, como a diminuição do número de casos do coronavírus em comparação com períodos anteriores. Cada região também terá que manter total de leitos vagos para pacientes da doença em no mínimo 40%. Ribeirão Preto é sede da Direção Regional de Saúde (DRSXIII) formada por 26 municípios. Somente após o levantamento deste dados e depois de um período de acompanhamento pelo Conselho o assunto será analisado.