Apresentações musicais e sorteios. Essa é a rotina diária do projeto Live In Casa Ribeirão, um coletivo que surgiu quando os músicos da cidade se viram repentinamente sem trabalhos por conta da pandemia do coronavírus (covid-19).
O Tribuna acompanhou e divulgou o início do projeto. O músico Beto Leonetti foi o primeiro a fazer sua live numa quarta-feira, em 18 de março. Ele passou o seu chapéu virtual para quem pudesse ou quisesse contribuir com alguma quantia. Na ocasião, Leonetti considerou satisfatória a ação. Ele frequentemente realiza as lives.
Por meio de um grupo de músicos no Whatsapp, os profissionais conseguiram se organizar e criar uma programação de lives e já no primeiro fim de semana, nos dias 20, 21 e 22 de março. Foi uma programação com 20 artistas da cidade.
“Isso gerou interesse de mais músicos, o que fez com que conseguíssemos manter uma programação semanal frequente, de terça a domingo, com o propósito de entreter e incentivar as pessoas a ficarem em suas casas”, ressalta o músico Danilo Teoro.
Segundo ele, empresas se interessaram em apoiar o movimento. “O que nos ajudou a estimular ainda mais as contribuições, pois conseguimos sortear brindes diários disponibilizados pelos apoiadores. Na primeira semana contávamos com 11 apoiadores. Hoje já são 51 e, felizmente, este número tem crescido semanalmente”, diz.
Assim como os apoiadores, o número de artistas cresceu. Hoje são aproximadamente 90, o que proporciona apresentações diferentes a cada dia da semana.
“Também fizemos dias temáticos, como lives entre técnicos de som ou para o público infantil. O Live In Casa Ribeirão gerou uma união muito bonita entre os músicos e já recebemos elogios de colegas de outras cidades, até maiores que Ribeirão Preto, porque aparentemente não se vê tal organização nestes lugares”, finaliza Teoro.
Para quem quiser acompanhar, as programações das apresentações e os endereços online são divulgados diariamente no Instagram @liveincasaribeirao. Os shows são transmitidos também pelo Instagram, mas de cada artista ou banda.