Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Grupo voluntário já produziu 38 mil máscaras para profissionais de saúde e comunidades carentes

Iniciado em abril, o grupo “Máscaras do Bem de Ribei­rão Preto” já produziu mais de 38 mil máscaras, Equipa­mento de Proteção Individu­al (EPIs) para uso dos profis­sionais nas unidades de saúde de Ribeirão Preto, e de uso doméstico, que estão sendo distribuídas aos usuários do SUS e comunidades carentes da cidade.

O grupo foi constituído pelo Comitê de Enfrenta­mento à covid-19 e as más­caras são distribuídas para pessoas atendidas pelo Sis­tema Único de Saúde (SUS), conforme definido pelas unidades e serviços de saú­de do município, incluindo pacientes, familiares e cui­dadores, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Equipes da Atenção Primária à Saú­de, Residências Terapêuticas, Centros de Referência de Es­pecialidades, Ambulatórios de Geriatria e Pneumologia do Núcleo de Gestão Assis­tências (NGA), entre outros grupos em risco de contami­nação pela covid-19.

Segundo a coordena­dora do projeto, Emília Chayamiti, a capacidade de produção pelo grupo de vo­luntários foi potencializada para destinar máscaras de uso doméstico para o maior número possível de pessoas. “São muitos os envolvidos que estão totalmente em isolamento devido ao perfil de risco, pela faixa etária e/ ou com comorbidades. Eles estão cortando e costurando em casa, um trabalho dife­renciado, com muita dedi­cação e amor”, afirma.

No início, o trabalho tinha como meta a produção de 7,5 mil máscaras. Para isso, contou com ampla divulga­ção nas redes sociais para a identificação de voluntários e captação de recursos.
A operacionalização con­templa logística, captação de recursos, doações, orça­mentos, compras, transpor­te solidário, corte, costura, montagens dos kits, finali­zação, distribuição e presta­ção de contas.

As máscaras são confec­cionadas em tecidos e TNT de gramatura 80, para uso doméstico, e oferecidas à população mais vulnerável, grupo de risco e seus cuida­dores/familiares.
O transporte dos insumos é solidário, realizado de carro e bicicleta, e viabiliza a chega­da dos kits às costureiras.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

Brasil tem onze novos bilionários

Redação 1

Homem reconhecido por estupro ataca outro com facada na fila do Bom Prato

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com