Sassom e o AVCB
O prédio do Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom), na rua Barão do Amazonas, recebeu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A notícia oficial garante que o espaço tem mais de 50 anos, mas podemos afirmar sem medo de errar que tem mais de 70. Ali já teve m centro de puericultura, onde o governador Adhemar de Barros premiou crianças em um “Concurso de Robustez”. O Pronto-Socorro Municipal (governo Costábile Romano) usou o local como centro de suas atividades e depois, na administração do Coronel Alfredo Condeixa Filho instalou-se o Sassom. Philomeno Alário foi o primeiro gestor.
Casas populares
Na gestão de Seme Viana Bitar, foi o primeiro órgão municipal a construir casas populares para seus assistidos, fato que motivou a vinda de Sandra Cavalcante dos altos escalões, que montava o Banco Nacional de Habitação (BNH ). Quando o doutor José Victor Nonino assumiu a superintendência, inovou depois de analisar que crianças dependentes de servidores eram internadas com constância por desnutrição. Realizou campanha para o aleitamento materno, mas ao mesmo tempo autorizou a entrega de saquinhos de leite aos bebês, reduzindo o numero de internações nos hospitais.
Cópias da legislação
O Sassom recebeu solicitações de municípios de todo o país para que sua lei de criação fosse copiada. Nos congressos de municípios, era exemplo. Mesmo com a aprovação das condições estruturais do edifício histórico, necessário se faz que a administração proceda ao arejamento da sala de espera de autorizações de procedimentos, principalmente do setor de “auditoria”, para que não seja um centro de transmissão de todo o tipo de vírus. A sala de espera é acanhada e propicia problemas para o servidor. Um item a ser corrigido fruto de observação in loco. Só para colaborar.