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Política

Aeroporto Leite Lopes ´Tead Brasil tenta barrar concessão

JF PIMENTA/ ARQUIVO

ATead Brasil – Terminais Aduaneiros do Brasil vai tentar barrar, na Justiça, o processo licitatório para con­cessão do Aeroporto Esta­dual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto, que está em curso pelo governo estadual. A empresa pretende pedir in­denização pelos investimen­tos realizados na construção do terminal de cargas, cujas obras começaram em 2003.

A Tead Brasil afirma que já realizou investimentos de mais de R$ 56 milhões no local com a construção de um terminal alfandegário. No ano passa­do, em batalha judicial com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) – autarquia vinculada à Secre­taria de Logística e Transportes – ficou determinada a suspen­são da cobrança de taxas para a empresa enquanto não for resolvida a questão da interna­cionalização.

O aeroporto já está habili­tado para receber voos inter­nacionais de carga desde 2002, mas a extensão da pista não permite pouso e decolagens de aviões cargueiros. Em dezem­bro de 2018, o diretor-presi­dente da Tead Brasil, Carlos Ernesto de Campos, afirmou que o transporte internacional no Leite Lopes deveria come­çar em junho do ano passado.

Segundo ele, com o fim das obras de remodelação da pista seria possível o pouso de das aeronaves de carga mo­delos 767-300k e Airbus 330 cargo com capacidade para o transporte de cerca de 50 to­neladas cada aeronave. Em 17 de abril deste ano, o governo de São Paulo lançou a segun­da concessão de aeroportos regionais paulistas. Serão 22 equipamentos distribuídos em dois lotes, incluindo aero­portos como os de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

A proposta prevê inves­timentos de R$ 700 milhões entre obras e operação pela iniciativa privadas, além de geração de cerca de R$ 600 milhões em impostos para municípios e União, ao longo de 30 anos de concessão. Atu­almente, esses aeroportos são operados e administrados pelo Daesp. O processo licitatório será conduzido pela Secreta­ria de Estado de Governo, por meio da Agência de Transpor­te de São Paulo (Artesp).

A fase de consulta pú­blica aos documentos que compõem a licitação está disponível no site www.ar­tesp.sp.gov.br. As contribui­ções para a fase de consulta poderão ser encaminhadas até 21 de maio. Já a audiência pú­blica será realizada no dia 12 de maio, às 15 horas, totalmen­te em ambiente virtual.

Podem participar da lici­tação empresas nacionais ou estrangeiras, consórcios, ins­tituições financeiras e fundos de investimentos. Além da apresentar a melhor propos­ta de outorga fixa, o vencedor terá de comprovar qualificação técnica em gestão aeroportuá­ria, seja da própria empresa ou consórcio, ou de pessoas de sua equipe ou mesmo por meio de subcontratação qualificada.

A previsão é de que o edital de licitação seja publicado no início do segundo semestre e o leilão, realizado antes do fim do ano. A expectativa é de assi­natura do contrato no início de 2021. Esta é segunda rodada de concessões de aeroportos regionais paulistas. A primei­ra envolveu os de Bragança Paulista, Campinas, Itanhaém, Jundiaí e Ubatuba, licitados em único lote em 2017.

No lote de Ribeirão Preto, os investimentos a cargo da concessionária vencedora ao longo do contrato serão de R$ 233 milhões, dos quais R$ 88 milhões serão desembolsados nos três primeiros anos. No Leite Lopes haverá ampliação do terminal de passageiros, adequação da pista de pouso e decolagem e medidas mitiga­doras de ruído aeronáutico.

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