Tribuna Ribeirão
Política

Juízes reagem por ataques a Moraes

Antonio Cruz/ Agência Brasil

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) di­vulgou nota de repúdio nesta quinta-feira, 30 de abril, aos ataques de “autoridades públi­cas” contra o ministro Alexan­dre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja liminar suspendeu a nomea­ção de Alexandre Ramagem para a chefia da Polícia Fede­ral. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse que a decisão foi “política” e quase criou uma “crise institucional” entre o Planalto e a Corte.

“O Poder Judiciário é um dos poderes da República, e é inadmissível que uma autori­dade pública não reconheça esse princípio basilar ou quei­ra se sobrepor a essa realidade constitucional”, afirma a enti­dade. “É inadmissível que Ma­gistrados, no exercício das fun­ções constitucionais, dentro do seu poder de decidir com base em seu livre convencimento motivado, sejam alvos de ofen­sas pessoais”.

Bolsonaro citou a relação de Moraes com o ex-presiden­te Michel Temer, que o indicou para a Corte em fevereiro de 2017. “Como o senhor Ale­xandre de Moraes foi parar no Supremo? Amizade com o senhor Michel Temer, ou não foi?”, disse. O presidente anun­ciou que irá recorrer da liminar por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), que havia confirmado anteriormente que iria acatar a decisão judicial.

“Eu quero o Ramagem lá. É uma ingerência, né? Mas va­mos fazer tudo para o Rama­gem. Se não for, vai chegar a hora dele e eu vou botar outra pessoa”, disse. Alexandre Ra­magem é nome de confiança da família Bolsonaro, sendo próximo dos filhos do presi­dente. Sua indicação foi criti­cada na esteira das revelações do ex-ministro Sérgio Moro, que acusou o governo de ten­tar interferir no comando da PF para obter informações si­gilosas de investigações.

“Eu não engoli ainda essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar um chefe do Executivo, que não tem uma acusação de corrupção e faz tudo possível pelo seu País”, de­clarou o pouco modesto presi­dente, como se ser honesto fos­se qualidade e não obrigação.

Teste para covid-19
Bolsonaro mandou a AGU encaminhar um relatório mé­dico à Justiça afirmando que teve resultado negativo em dois exames para detecção de covid-19. O documento é as­sinado por dois médicos fun­cionários da Presidência da República: um ortopedista e um urologista. À Rádio Guaí­ba, ele repetiu que usa “nomes fantasia” em pedidos de exa­mes e receitas de medicamen­tos para se proteger e que pode ter pegado covid-19. “Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti”, afirmou.

Postagens relacionadas

Lula pede para PT evitar ‘bate-boca’

Redação 1

Orçamento é aprovado com 25 emendas

Redação 1

CEE ouve gerente de gestora do Bom Prato

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com