Tribuna Ribeirão
Esportes

Dirigente admite que Olimpíada de Tóquio pode não ser realizada

MATT ROBERTS/GETTY IMAGES

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olím­picos e Paralímpicos de Tóquio (Japão), Yoshiro Mori, admitiu pela primeira vez que os even­tos podem não acontecer de­vido à pandemia do novo co­ronavírus (covid-19), mesmo após o adiamento para 2021. Em entrevista ao diário japo­nês Nikkan Sports, ele avaliou que se a doença não estiver controlada em nível global até o ano que vem, a competição será “descartada”.

“Nesse caso, a Olimpía­da será descartada. Adiamos os Jogos para o ano que vem depois de termos vencido a batalha contra o coronavírus. A Olimpíada será muito mais valiosa do que qualquer outra do passado se conseguirmos prosseguir depois de vencer essa batalha. Temos de acredi­tar. Caso contrário, nosso tra­balho duro e esforço não serão recompensados”, disse Mori.

Um novo adiamento dos Jogos, se necessário for, já ha­via sido rechaçado pelo diri­gente na última quinta-feira (23). “Não há chance. Pensan­do nos atletas e nas questões relacionadas à gestão dos even­tos, é tecnicamente difícil adiá­-los em dois anos”, declarou o presidente do Comitê ao jornal japonês Kyodo News.

O adiamento da Olimpí­ada e da Paralimpíada para 2021 tem um custo extra esti­mado, atualmente, em 300 bi­lhões de ienes (R$ 14 bilhões). Tanto que, segundo Mori, o Comitê estuda unificar as cerimônias de abertura e en­cerramento dos dois eventos.

“A ideia é realizar uma cerimônia no começo da Olimpíada e outra no final da Paralimpíada. Isso vai economizar muito dinheiro e enviar uma mensagem de superação da crise global”, explicou o dirigente, também ao Nikkan Sports.

O Japão registrou mais de 13,6 mil casos do novo corona­vírus, com 385 mortes, sendo Tóquio o epicentro da pande­mia. O governo local decretou estado de emergência no país.
Caso não surjam altera­ções, a Olimpíada está mar­cada para 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Já a Paralim­píada será entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Postagens relacionadas

Comercial paralisa atividades durante ‘Lockdown’ em Ribeirão

William Teodoro

Barão de Mauá/Futsal Ribeirão está na semifinal da Copa LPF

Redação 1

Torcedor-colaborador – Bafo quer turbinar receitas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com