Tribuna Ribeirão
Saúde

RP já registra 270 casos de covid-19

ALFREDO RISK

Ribeirão Preto registrou apenas mais onze casos de coronavírus em 24 horas e o número de pessoas com co­vid-19 subiu de 259 para 270. O município ainda aguarda o resultado de 357 exames que estão represados nos labora­tórios. A expectativa é de que o diagnóstico destes testes seja anunciado nos próximos dias, já que o Instituto Adolfo Lutz zerou a fila da testagem na semana passada, segundo Dimas Covas, diretor do Insti­tuto Butantan.

Já foram descartadas 797 sus­peitas. Dentre os 17 mil exames pendentes no Instituto Adolfo Lutz estavam os de Ribeirão Preto. A cidade também já tem sete mortes por causa covid-19 e a taxa de letalidade, consideran­do o número de óbitos em rela­ção ao total de infecções, caiu de 2,7% para 2,6%, bem abaixo dos índices mundial (6,9%), nacio­nal (6,9%) e estadual (8,5%).

O óbito mais recente foi anunciado na segunda-feira (27). A vítima é uma mulher 70 anos, diabética e com doença cardiovascular crônica. Ela fa­leceu no domingo (26), em um hospital particular da metrópo­le. Antes, um homem de 73 anos com diabetes e doença pulmo­nar crônica, que foi atendido em um hospital público, morreu na quinta-feira (23). No dia 14, a prefeitura anunciou o falecimento de um senhor de 87 anos portador de doenças cardiovascular e neurológica crônicas.

O primeiro óbito no muni­cípio ocorreu em 26 de março. O paciente era um farmacêutico de 36 anos, atendido no Hos­pital das Clínicas, que já tinha comorbidades, como imunode­ficiência e doença renal crônica. O paciente era tratado de mie­loma múltiplo, neoplasia óssea e insuficiência renal. No dia 3, Ribeirão Preto registrou o fale­cimento pela doença de um en­genheiro agrônomo de 76 anos atendido em hospital privado – neste caso, não havia nenhuma comorbidade notificada.

O terceiro óbito ocorreu em 4 de abril, num hospital público. A paciente era uma mulher de 89 anos com doença neuroló­gica crônica. No dia 5, Ribeirão Preto registrou a quarta morte por covid-19 – de um homem de 57 anos com diabetes e doen­ça cardiovascular crônica, aten­dido em um hospital público.

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, a cidade já recebeu 1.424 notificações de supostas ocorrências da co­vid-19. São quatro de em fe­vereiro, 551 de março e 869 de abril. Dentre os 270 casos confirmados estão 114 do mês passado e 156 do atual – cinco por dia. Os dados foram divul­gados no Boletim Epidemio­lógico, por meio do Departa­mento de Vigilância em Saúde.

A incidência de mortes da covid-19 em Ribeirão Preto é de uma por 100 mil habitantes. Segundo a Secretaria Munici­pal da Saúde na sexta-feira, a cidade tem 17,6% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com pacien­tes de covid-19.

O Sistema de Monitoramen­to Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quarente­na do novo coronavírus, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa em Ri­beirão Preto segue abaixo da média estadual, que foi de 48% na segunda-feira.

Em Ribeirão Preto, ficou em 41%, mesmo índice de sexta-feira (24). O ideal é 70% e o aceitável, de 50%. O mo­nitoramento acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes. O Simi-SP faz o levantamento dos índices em outras cidades da região: Barretos (46%), Bebedouro (56%), Franca (43%), Jabotica­bal (48%) e Sertãozinho (48%).

Postagens relacionadas

Rt da covid volta a cair

William Teodoro

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

William Teodoro

Saúde incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com