Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

O pós-pandemia

JF PIMENTA

O governo de São Paulo anun­ciou que, a partir do dia 11 de maio, com o fim da vigência do atual decreto de estado de cala­midade pública, iniciará a flexibi­lização das atividades comerciais e empresariais no estado. Ela será feita por cidades e a partir dos es­tudos sobre o total de casos do co­ronavírus registrados e o potencial de transmissão da doença em cada um dos 645 municípios paulistas.

O plano de reabertura da eco­nomia paulista foi batizado de “Plano São Paulo” e as autoriza­ções para o funcionamento do comércio vão depender da situa­ção específica de cada cidade ou região do estado. Isso significa que cada município será classificado conforme a evolução da epidemia em três níveis de risco: zona ver­melha, zona amarela e zona ver­de, de acordo com a gravidade.

O governo ainda não detalhou quais estabelecimentos poderão voltar a funcionar no dia 11 de maio em cada região do estado, mas a previsão é que estes detalha­mentos sejam feitos no próximo dia 8 de maio.

Realidade na pandemia: comércio com portas fechadas. Autoridades preparam planos de reabertura gradual

Plano de retomada
Preocupada com a retomada das atividades produtivas, a Fe­deração das Indústrias do Esta­do de São Paulo (Fiesp) lançou o Plano de Retomada da Atividade Econômica Após Quarentena. O objetivo é contribuir com o pla­nejamento da reabertura gradual após o isolamento, tendo como primeiro objetivo a preservação da saúde da população.

A produção do Plano contou com a contribuição de membros do Conselho da entidade e tem mais de 70 páginas. O documento faz um resumo das melhores prá­ticas adotadas internacionalmente para a retomada das atividades e detalha protocolos de prevenção ao coronavírus e os cuidados que devem ser adotados em domicí­lios, transportes público e privado, comércios de rua, shopping cen­ters, fábricas, escritórios, escolas, creches, entre outros.

O aumento do distanciamen­to físico, o uso de máscaras e ou­tros equipamentos de proteção individual (EPIs), e o reforço das práticas de higienização das mãos e limpeza de ambientes foram al­gumas das medidas indicadas a serem seguidas pelos empresários.

“Esse trabalho foi realizado em respeito à saúde dos cidadãos e busca alternativas de retomada das atividades. São as autoridades competentes que decidem sobre o momento da reabertura. O que estamos falando é que quando vol­tarmos teremos que voltar com cuidado”, afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Para ele, o documento é um guia que tem como objetivo de aju­dar governos e todos os segmentos da sociedade a se estruturarem para o reinício das atividades de forma segura. O documento será entregue agora ao ministro-che­fe da Casa Civil, Braga Netto, que preside o comitê de crise criado pelo governo federal contra o co­ronavírus, e para os governos esta­duais e municipais de todo o país.

Em linha semelhante a adota­da pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a entidade não esta­belece uma data, mas parâmetros para o processo de reabertura da economia, já que as realidades de estados e municípios são diferen­tes entre si.

Clínica realiza consultas virtuais gratuitas
A Clínica Matrix, especiali­zada em reprodução humana, está oferecendo consultas gra­tuitas, por meio da ferramenta da telemedicina, regulamenta­da pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os atendimentos são feitos com hora marcada e direcio­nados, não só para a especiali­dade da clínica, como também consultas ginecológicas de bai­xa complexidade. O objetivo é ajudar a reduzir atendimentos em postos, hospitais e unida­des de saúde, não só de Ribei­rão Preto, como em todo país e auxiliar as pessoas que preci­sam desse atendimento.

O tele atendimento está disponível para qualquer pa­ciente que agende a consulta pelos telefones da clínica. As pessoas que agendarem a con­sulta gratuita receberão um link por e-mail, para acessar a plataforma de videoconfe­rência utilizada pelo médico Marcos Moura, diretor clínico da Matrix, é quem fará as con­sultas por videoconferência.

A quantidade de atendi­mentos é limitada à disponi­bilidade da agenda do médi­co. “Não temos como fazer exames e consultas detalha­dos nesse momento, entre­tanto, queremos proporcio­nar alguma tranquilidade às pessoas que venham precisar da ajuda que podemos ofe­recer e, desta forma, ainda reduzir as chances e conta­minação e ou propagação do novo coronavírus”, destaca o médico. Para agendar a con­sulta virtual basta ligar para (16) 3623-9060.

Ribeirão Preto tem grupo pós-covid-19
A prefeitura de Ribeirão Preto instituiu pelo Decreto nº 92, o Grupo de Transição e Retomada Pós Covid-19. Formado por representantes do poder público municipal, do Comitê Técnico de Contingenciamento Covid-19, das universidades públicas e particulares com unidades no município, da indústria, co­mércio, serviços, agronegócio, financeiro e serviço social, com o objetivo de estabelecer medi­das para minorar os efeitos da pandemia na cidade.

A Administração Municipal afirma que reuniu pessoas com grande conhecimento e repre­sentatividade de suas áreas, para conduzir o processo de retomada pós-covid-19 com total responsabilidade e segu­rança para nossa cidade, para nossa população. A ideia é es­truturar a volta da normalidade, mitigar os impactos negativos na economia, traçar estratégias de apoio social e resguardar a vida das pessoas.

Compõe o grupo, Antônio Daas Abboud, representante do Gabi­nete do Prefeito; Rodrigo Stábile, do Comitê Técnico de Contin­gência; André Lucirton Costa, representante das universida­des; Gilberto Magioni, pelo setor da indústria; Paulo Cesar Garcia Lopes, pelo comércio; Ana Lúcia Corsino Picão, do setor de ser­viços; Marcos Fava Neves, repre­sentante do setor do agronegó­cio, Nelson Rocha Augusto, pelo setor financeiro e Maria Élide de Conti Travain, representante do setor do serviço social.

Confederação Nacional dos Municípios lança campanha
A Confederação Nacional de Mu­nicípios (CNM) lançou uma cam­panha para engajar prefeitos, empresários e entidades sobre a importância de conscientizar a população a valorizar o turismo nacional, assim que as ativi­dades voltarem à normalidade pós-pandemia do coronavírus.

A campanha, denominada “Mu­nicípios juntos pelo Turismo”, inclui um plano estratégico dire­cionado ao lazer e aos eventos. O objetivo da CNM é orientar os prefeitos para que preparem estruturas e planos para a reto­mada de visitas turísticas dentro de algum tempo.

Na avaliação da entidade, o gestor que definir bem as ações antecipadamente conseguirá superar a crise atual com mais facilidade. A campanha prevê ainda o incentivo para que turistas e empresas remarquem viagens e solenidades agen­dadas antes do surgimento do novo coronavírus.

Na mesma linha, o Ministério do Turismo também defende a remarcação de viagens afetadas pela pandemia. Entre as ações, está o alinhamento de estra­tégias para orientar turistas e empresários sobre a importância da utilização da plataforma consumidor.gov.br para rea­gendamentos de passagens e hospedagem, por exemplo.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Prefeito protocola pedido de sessão extraordinária

Redação 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com