Em entrevista coletiva no início da tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Antônio Duarte Nogueira afirmou que a administração vai estender a imposição do distanciamento e isolamento social do Decreto 76/2020 por mais 10 dias, ou seja, até o dia 27 deste mês. O prazo para o fim do Decreto havia sido estimado anteriormente para o dia 22, próxima quarta-feira e a decisão do novo prazo, segundo Nogueira, foi do Comitê Técnico de Contingenciamento COVID-19.
Participaram também da entrevista coletiva, o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, o secretário da Educação Felipe Miguel e o secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Daas Aboud.
Ainda segundo o prefeito Nogueira, o Governo municipal vai editar uma cartilha ‘online’ com orientações para toda a população. Essa cartilha, segundo o prefeito servirá para balizar o “início da transição para um novo modelo de comportamento para cidadãos e empresas”.
O novo Decreto vai ser publicado ainda na tarde desta sexta-feira (17) no Diário Oficial do Município. Ele sustenta o uso obrigatório de máscaras para os profissionais que atendem ao público e seu fornecimento deve ser oferecido pelas empresas, com sanção de multa variável de 1 a 10 UFESPs (cada UFESP equivale a R$ 27,61) para o empresário que não cumprir.
Para a parte da população que trabalha nos chamados serviços essenciais outras regras seguem do mesmo jeito, ou seja, uso de máscara, álcool em gel e necessidade de cuidados constantes como lavar as mãos.
Para o prefeito, o uso de máscaras pela população também será estimulado pela cartilha e deverá “perdurar por um bom tempo”.
O novo Decreto também prevê o aumento para 10m2 na área de atendimento para cada pessoa dentro dos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, assim como determina distância de, no mínimo, dois metros entre as pessoas em espera.
Escolas
As aulas na rede pública de ensino também continuam suspensas até o dia 10 de maio, com recomendação que o prazo também seja seguido pela rede privada.