A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove, durante o período de isolamento e distanciamento social, o projeto “40tena Cultural”, com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade. Todas as atividades são transmitidas pelas redes sociais da entidade: site (www.fundacaodolivroeleiturarp. com), Instagram (@fundacaolivrorp) e Facebook (facebook. com/FundacaodoLivroeLeituraRP), com orientações para cada uma, conforme o formato.
O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações. Nesta quinta-feira, 16 de abril, a autora local homenageada pela 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), Semíramis Paterno, apresentou a oficina “Como se faz um livro?”. A atividade foi publicada nas redes da fundação e pode ser acessada a qualquer momento. Nesta sexta-feira (17) haverá a contação “Histórias da Índia” (ao vivo), às dez horas. A transmissão será ao vivo (live) pelo Instagram da Fundação do Livro e Leitura, com a artista Eula Hallak.
No sábado (18), às dez horas, acontecerá o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. A atividade faz parte da semana da “40tena Cultural” e tem coordenação da atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana. O encontro, que é tradicionalmente realizado um sábado ao mês na sede da fundação, em período de quarentena, acontece pela Plataforma Zoom, muito utilizada no meio corporativo. Este será o segundo encontro do núcleo durante a quarentena.