Tribuna Ribeirão
Geral

Coronavírus já mata um a cada 30 minutos em SP

GOVERNO DE SÃO PAULO

São Paulo registrou nesta semana uma morte a cada 30 minutos pelo novo coronaví­rus. Os números desta quinta­-feira, 16 de abril, apontam 853 óbitos pela covid-19, com média de 60 por dia. Somente ontem foram contabilizadas 75 novos falecimentos, três por hora. São 245 a mais do que na se­gunda-feira (13), quando o es­tado contabilizava 608 vítimas da doença, aumento de 40,3%.

Os números desta semana também mostram ainda que, a cada dia, há pelo menos 100 novas internações de pacien­tes. Atualmente, são 2.379 pes­soas com casos confirmados da doença internadas em hos­pitais, sendo 1.115 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 1.264 em enfermarias. Na quarta-feira (15) eram 2,2 mil internados e, na terça-feira (14), 2,1 mil, o que comprova a demanda crescente.

O governo paulista estima que as unidades de terapia in­tensiva (UTIs) do Estado de São Paulo para pacientes de covid-19 estarão lotadas até maio com o avanço da pandemia. Já os leitos emergenciais, instalados para evitar o colapso do sistema, de­vem ficar cheios até julho, diz a gestão João Doria (PSDB).

Diante da pressão crescente nos hospitais, a Polícia Militar, em parceria com a Vigilância Sanitária, começou a atuar no fechamento de estabelecimen­tos comerciais que desrespei­tem a quarentena. Os agentes também estão orientados a circular pelos bairros pedindo à população para ficar em casa. Cerca de 50% de todos os leitos de UTI do Estado já são ocu­pados por pacientes de covid.

“Temos de entender que, se mantivermos esse grau de isolamento social (o índice de paulistas em casa tem ficado em cerca de 50%, quando a meta é 70%) podemos inferir que provavelmente teremos lo­tação dos leitos de UTI a partir de maio e, após os leitos que ainda temos para colocar, seria para julho”, disse o secretário estadual da Saúde, José Hen­rique Germann. O Estado tem 3,5 mil leitos de UTI na rede pública, somando vagas em unidades estaduais, munici­pais e filantrópicas.

O número de casos con­firmados da doença chega a 11.568, ou seja, 2.673 a mais des­de segunda-feira, quando o esta­do registrou 8.895 pessoas infec­tadas pelo coronavírus, aumento de 30%. Já são 209 cidades com pelo menos um caso e 83 com no mínimo um óbito, respecti­vamente 32,4% e 12,8% do total de 645 municípios paulistas.

Entre as vítimas fatais, es­tão 507 homens (59,43%) e 346 mulheres (40,57%). Os óbitos continuam concentra­dos em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 79,3% das mortes. A taxa de letalidade voltou para 7,4%, mesmo pata­mar de terça-feira (14), depois de cair para 7% na quarta-fei­ra. Na capital paulista, são 603 mortes – as outras 250 ocorre­ram na Grande São Paulo, lito­ral e interior.

Telecomunicação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou às operadoras de telecomunicações que a limi­nar que impedia o corte de serviços de consumidores ina­dimplentes foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3). A de­cisão suspensa também obri­gava as teles a reconectarem os clientes que deixaram de pagar suas contas em até 24 horas.

Energia
A CPFL Energia informa que iniciou a aplicação do des­conto de 100% nas contas de energia dos clientes cadastrados na tarifa social, conforme descri­to na Medida Provisória n° 950, oficializada pelo governo federal em 8 de abril. Trata-se da isen­ção da tarifa de energia – exceto taxas e impostos – dos clientes enquadrados como baixa renda, que tenham consumo mensal de até 220kWh entre 1º de abril e 30 de junho. O consumo exceden­te a esses 220kWh será cobrado normalmente. São 424 mil pes­soas na área de concessão das distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE.

Postagens relacionadas

Esplanada recebeu cerca de 30 mil pessoas no desfile de 7 de setembro

Redação 1

Polícia investiga furto de carro no Campos Elíseos; confira o vídeo

William Teodoro

Sábado será de multivacinação em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com