Acostumados com a prática esportiva, os alunos da “melhor idade” que participam das aulas do PIC (Programa de Integração Comunitária) seguem com suas rotinas de treinos, mas com atividades adaptadas para serem realizadas dentro de casa, como alternativa para manter a mente e o corpo em atividade, durante a pandemia do novo coronavírus.
Os alunos recebem dos professores as orientações em relação às atividades que podem ser feitas, conforme a disponibilidade e espaço que possuem. Além das orientações, os professores acompanham o trabalho realizado assistindo aos vídeos que os alunos enviam, mostrando as atividades que realizam.
Para a professora Fabiana Caires, do PIC dos bairros Jardim Califórnia e Jardim João Rossi, este trabalho permite conscientizar os alunos, que estão no grupo de risco da covid-19 e precisam ficar em casa. “Nossa função como professor é orientá-los a manter a prática saudável de atividades físicas em casa, pois este momento é de resguardar e protegê-los”, explicou.
“As orientações fornecidas pelos professores, que estão sendo muitos prestativos e atenciosos com a gente, têm nos ajudado a nos exercitar e nos manter ativos de forma saudável”, falou a aluna do PIC do Jardim Califórnia, Maria José.
Já a aluna Maria de Fátima, dos PICs do Jardim Califórnia e da Cava do Bosque, ressalta como é importante praticar o exercício em casa. “Que a gente passe por esta quarentena com mais consciência, cada um cuidando de si para cuidar do próximo”, disse.