O número de passageiros que viajam de ônibus para trabalhar, estudar ou para assuntos pessoais em Ribeirão Preto voltou a subir na semana passada, segundo dados da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), indicador de que a população não está cumprindo os decretos municipal e estadual de calamidade pública que determinam quarentena na cidade – com distanciamento social e isolamento.
A quantidade de passageiros havia diminuído após a entrada em vigor dos decretos e agora está subindo gradativamente em Ribeirão Preto. Antes da quarentena, no dia 10 de março, ainda com os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços abertos e sem a suspensão das aulas nas redes pública e privada, foram transportados 200.131 passageiros
Já a partir de 24 de março, com o fechamento das lojas e de escolas e a abertura apenas dos serviços essenciais, foram transportados 41.878 usuários do serviço, 158.253 pessoas a menos e queda de 79%, indicando que a população havia aderido ao isolamento social. No entanto, essa redução não se manteve ao longo do período e o número diário de usuários tem retomado o crescimento.
No dia 8 de abril, 53.695 passageiros foram transportados, 11.817 a mais e aumento de 28,2% em relação ao primeiro dia de restrições, sendo que destes, 7.140 são idosos – ou 13,3% das pessoas que viajaram de ônibus na cidade no período. A retomada dos passageiros ao transporte coletivo vai na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Ou seja, houve um relaxamento na questão do distanciamento social como medida eficaz para se evitar a transmissão do novo coronavírus, causador da covid-19, ao proteger familiares e a sociedade em geral, incluindo os grupos de riscos, idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais.
Diariamente, a Transerp verifica no sistema a quantidade e o motivo das reclamações dos usuários do transporte coletivo, além de analisar o número de embarques e a necessidade de adequação da frota ao levar em consideração o número de passageiros. Desde que a grade de horário foi alterada devido às restrições ao comércio para impedir a transmissão do novo coronavírus, a companhia vem solicitando o Consórcio PróUrbano – formado pelas viações Rápido D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) – para colocar mais ônibus em determinadas linhas, realizar a limpeza dos terminais e a desinfecção diária dos veículos.
Além disso, apesar de não ter sido intimada da decisão judicial, a Transerp solicitou novamente ao consórcio para que adote uma nova grade de horário levando-se em consideração o número de embarques de cada linha. Contudo, como o número de passageiros vem se apresentando de maneira flutuante e sazonal em diferentes linhas, a adequação da grade de horários precisa ser realizada diariamente para melhor atendimento à população. A Transerp solicita que os usuários utilizem o número 0800-7710118 para relatar a situação do transporte coletivo, ao indicar o número do ônibus, a linha e o horário.
Na semana passada, a juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo, titular da 2° Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, acolheu pedido da Promotoria de Justiça de Saúde Pública e concedeu liminar determinando a adoção de medidas para a segurança de passageiros de transportes públicos no município em razão da pandemia de coronavírus, causador da covid-19.
Entre as obrigações impostas ao Executivo, à Transerp e ao Consórcio PróUrbano estão a de aumentar o número de ônibus da frota atual em circulação, de modo a garantir aos usuários a prestação do serviço em condições de segurança, sem aglomerações e sem superlotação. O grupo concessionário não comentou o assunto. A Transerp diz que ainda não foi notificada sobre a decisão.
A ação foi proposta pelo promotor de Saúde Pública, Sebastião Sérgio da Silveira. Foi determinada ainda a implementação de providências para garantir condições de higienização dos usuários, com fornecimento dos insumos necessários, como o álcool em gel. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 10 mil por cada infração, sem prejuízo das sanções de ordem penal e civil.
Desde o dia 23, o PróUrbano opera com a frota reduzida em 40%. O grupo também atende a uma decisão do juiz Fábio Natali Costa, da Justiça do Trabalho, que determinou adequação nas escalas de trabalho dos motoristas. Dos 356 ônibus que atendem 118 linhas, somente 217 estão circulando. Aos domingos e feriados, a redução chega a 60%. No fim de semana, o transporte coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos. A decisão atendeu uma solicitação do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiros de Ribeirão Preto e Região (Seeturp).
Recarga online
O Consórcio PróUrbano orienta os passageiros do transporte coletivo a utilizarem especialmente os canais de recargas online para o Cartão do Transporte durante esse período de pandemia. O pagamento pode ser feito com cartões de débito e crédito e também por boleto bancário. Os canais disponíveis para as recargas online são http:// www.ritmoribeirao.com.bre e o app para celular e tablete (CittaMobi e RecargaPay). Os passageiros também podem optar por uma das 39 máquinas de autoatendimento espalhadas pela cidade. Todas as informações estão no Portal.
Comparativo de passageiros transportados no município
Data……………… Dia da semana………Idosos…………..Total geral
10/03/20……….. terça-feira……………..35.482……………200.131
24/03/20……….. terça-feira……………..3.725……………..41.878
08/04/20……….. quarta-feira……………7.140……………..53.695