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Número de passageiros de ônibus cresce 28,2%

JF PIMENTA-ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O número de passageiros que viajam de ônibus para trabalhar, estudar ou para assuntos pessoais em Ribei­rão Preto voltou a subir na semana passada, segundo da­dos da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Tran­serp), indicador de que a po­pulação não está cumprindo os decretos municipal e esta­dual de calamidade pública que determinam quarentena na cidade – com distancia­mento social e isolamento.

A quantidade de passagei­ros havia diminuído após a entrada em vigor dos decretos e agora está subindo gradativa­mente em Ribeirão Preto. An­tes da quarentena, no dia 10 de março, ainda com os estabele­cimentos comerciais e de pres­tação de serviços abertos e sem a suspensão das aulas nas redes pública e privada, foram trans­portados 200.131 passageiros

Já a partir de 24 de março, com o fechamento das lojas e de escolas e a abertura ape­nas dos serviços essenciais, foram transportados 41.878 usuários do serviço, 158.253 pessoas a menos e queda de 79%, indicando que a popu­lação havia aderido ao iso­lamento social. No entanto, essa redução não se manteve ao longo do período e o núme­ro diário de usuários tem reto­mado o crescimento.

No dia 8 de abril, 53.695 passageiros foram transporta­dos, 11.817 a mais e aumento de 28,2% em relação ao pri­meiro dia de restrições, sendo que destes, 7.140 são idosos – ou 13,3% das pessoas que viajaram de ônibus na cidade no período. A retomada dos passageiros ao transporte co­letivo vai na contramão das re­comendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Ou seja, houve um relaxa­mento na questão do distan­ciamento social como medida eficaz para se evitar a trans­missão do novo coronavírus, causador da covid-19, ao pro­teger familiares e a sociedade em geral, incluindo os grupos de riscos, idosos, doentes crô­nicos e pessoas com outras condições especiais.

Diariamente, a Transerp verifica no sistema a quanti­dade e o motivo das reclama­ções dos usuários do transpor­te coletivo, além de analisar o número de embarques e a necessidade de adequação da frota ao levar em consideração o número de passageiros. Des­de que a grade de horário foi alterada devido às restrições ao comércio para impedir a transmissão do novo corona­vírus, a companhia vem solici­tando o Consórcio PróUrbano – formado pelas viações Rápi­do D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) – para co­locar mais ônibus em determi­nadas linhas, realizar a limpeza dos terminais e a desinfecção diária dos veículos.

Além disso, apesar de não ter sido intimada da decisão judicial, a Transerp solicitou novamente ao consórcio para que adote uma nova grade de horário levando-se em consi­deração o número de embar­ques de cada linha. Contudo, como o número de passageiros vem se apresentando de ma­neira flutuante e sazonal em diferentes linhas, a adequação da grade de horários precisa ser realizada diariamente para melhor atendimento à popu­lação. A Transerp solicita que os usuários utilizem o número 0800-7710118 para relatar a si­tuação do transporte coletivo, ao indicar o número do ôni­bus, a linha e o horário.

Na semana passada, a juí­za Lucilene Aparecida Canella de Melo, titular da 2° Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, acolheu pedido da Pro­motoria de Justiça de Saúde Pública e concedeu liminar determinando a adoção de medidas para a segurança de passageiros de transportes pú­blicos no município em razão da pandemia de coronavírus, causador da covid-19.

Entre as obrigações impos­tas ao Executivo, à Transerp e ao Consórcio PróUrbano es­tão a de aumentar o número de ônibus da frota atual em circulação, de modo a garan­tir aos usuários a prestação do serviço em condições de segurança, sem aglomerações e sem superlotação. O grupo concessionário não comen­tou o assunto. A Transerp diz que ainda não foi notificada sobre a decisão.

A ação foi proposta pelo promotor de Saúde Pública, Sebastião Sérgio da Silveira. Foi determinada ainda a im­plementação de providências para garantir condições de hi­gienização dos usuários, com fornecimento dos insumos necessários, como o álcool em gel. Em caso de descumpri­mento, foi fixada multa de R$ 10 mil por cada infração, sem prejuízo das sanções de ordem penal e civil.

Desde o dia 23, o PróUrba­no opera com a frota reduzi­da em 40%. O grupo também atende a uma decisão do juiz Fábio Natali Costa, da Justi­ça do Trabalho, que determi­nou adequação nas escalas de trabalho dos motoristas. Dos 356 ônibus que atendem 118 linhas, somente 217 estão cir­culando. Aos domingos e fe­riados, a redução chega a 60%. No fim de semana, o transpor­te coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos. A deci­são atendeu uma solicitação do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passa­geiros de Ribeirão Preto e Re­gião (Seeturp).

Recarga online
O Consórcio PróUrbano orienta os passageiros do trans­porte coletivo a utilizarem especialmente os canais de recargas online para o Cartão do Transporte durante esse período de pandemia. O pa­gamento pode ser feito com cartões de débito e crédito e também por boleto bancário. Os canais disponíveis para as recargas online são http:// www.ritmoribeirao.com.bre e o app para celular e table­te (CittaMobi e RecargaPay). Os passageiros também po­dem optar por uma das 39 máquinas de autoatendimen­to espalhadas pela cidade. Todas as informações estão no Portal.

Comparativo de passageiros transportados no município
Data……………… Dia da semana………Idosos…………..Total geral
10/03/20……….. terça-feira……………..35.482……………200.131
24/03/20……….. terça-feira……………..3.725……………..41.878
08/04/20……….. quarta-feira……………7.140……………..53.695

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