Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Feriado afasta o cidadão das ruas

ALFREDO RISK

O Sistema de Monitoramen­to Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quaren­tena do novo coronavírus, que começou a operar na semana passada, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa no Domingo de Páscoa (12) aumentou em relação aos quatro dias anteriores.

Na semana de pagamento de aposentados e pensionistas e dos trabalhadores da iniciativa pri­vada, do auxílio emergencial de R$ 600 e das compras da Páscoa – chocolate, bacalhau, vinho etc. –, a taxa de isolamento social na cidade ficou abaixo da média es­tadual e chegou a 41% na quin­ta-feira (9), depois de bater em 46% na quarta-feira (8).

Na Sexta-Feira da Paixão (10), subiu para 54%, mas caiu para 50% no sábado (11), quando muita gente foi às compras novamente. Porém, no Domingo de Páscoa voltou a 54%. Os dados desta segun­da-feira serão divulgados nesta terça-feira (14). Os números são medidos a partir da geolo­calização de telefones móveis.

Na segunda-feira (6), en­quanto o estado tinha taxa de 50,6%, Ribeirão Preto chegou a 43%, segundo o levantamento. O dia com pior taxa estadual foi a quarta-feira da semana passa­da, 1º de abril, quando o índice caiu para 47,2%. Na mesma data, Ribeirão Preto registrou 42%. Foi fechado um acordo com as operadoras de telefonia celular no País – Vivo, Claro, Oi e Tim – para “identificar os lo­cais onde as pessoas estão e onde há concentração”.

O monitoramento é feito por meio do rastreamento e georreferenciamento dos apare­lhos celulares. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ressalta que as medidas de distancia­mento social adotadas na cidade estão tendo resultados positivos para o funcionamento das estru­turas de saúde em Ribeirão Pre­to, permitindo o atendimento adequado dos casos de covid-19.

“Estamos relativamente se­guros de que todas as medidas que a população vem tomando revelam uma responsabilidade acentuada e, ao mesmo tempo, um grande espírito de colabo­ração. Houve um sentido de relaxamento nos últimos dias, mas nós estamos pedindo para que ele não venha a acontecer de novo”, reforça Nogueira.

O prefeito também falou da importância do uso de másca­ras caseiras pela população de agora em diante, de forma os­tensiva e sempre que necessário sair de casa. “Muitas pessoas estão cuidando de sua saúde ao não saírem de casa. Se saírem, que seja quando extremamen­te necessário, fazendo o uso de máscaras”, disse, ressaltando que a medida é necessária para que nas próximas semanas haja uma redução nos limites de distanciamento social, “com a retomada gradativa, lenta e ho­meopática das atividades”.

No estado, a taxa de ade­são ao isolamento social ficou em 59% no domingo e a meta agora é ultrapassar os 60% de adesão à quarentena – meta é atingir, de maneira consisten­te, a taxa de 70% da população isolada, percentual recomen­dado pela Organização Mun­dial da Saúde (OMS) para achatar a curva de infectados pelo novo coronavírus.

Cientistas, médicos, finan­ciadores e fabricantes da in­dústria da saúde pediram nesta segunda-feira que a população siga as medidas de distancia­mento social para reduzir a transmissão da covid-19. Se­gundo o manifesto do grupo, as­sinado por mais de 250 pessoas, reduzir a disseminação do novo coronavírus é o principal remé­dio antes que uma vacina eficaz seja desenvolvida.

O time de profissionais de dezenas de países e coordena­do pela OMS, criou um grupo de pesquisa e desenvolvimento para acelerar a realização de diagnósticos, vacinas e medi­camentos contra o coronaví­rus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, já disse mais de uma vez que uma vacina leva de 12 a 18 meses para ser desenvolvida.

Postagens relacionadas

Ribeirão elegeu 14 conselheiras e apenas um homem

Redação 2

Em 12 anos, população brasileira com 65 anos ou mais, cresceu quase 60%

Redação 2

Comércio, supermercados, igrejas e shoppings fecharão a partir de quinta-feira

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com