Tribuna Ribeirão
Saúde

Região já tem 185 casos e oito mortes

RALPH ORLOWS/REUTERS

Dezenove cidades da re­gião de Ribeirão Preto conta­bilizam 185 casos confirma­dos de coronavírus, causador de covid-19, e oito óbitos. As vítimas são sete homens e uma mulher. Sete delas ti­nham comorbidades – fato­res que podem provocar outra doença ou o agravamento do quadro quando da infecção pelo vírus. A vítima mais jo­vem é um farmacêutico de 36 anos que faleceu no Hospital das Clínicas, em 26 de março.

Ele já estava internado com mieloma múltiplo, ne­oplasia óssea e insuficiência renal. A mais velha é uma senhora de 89 anos que mor­reu sábado, 4 de abril, num hospital público da metrópo­le. A paciente tinha doença neurológica crônica. Dentre as vítimas fatais da covid-19, apenas um engenheiro agrô­nomo de 76 anos, que foi atendido em hospital privado de Ribeirão Preto, não tinha doença crônica notificada.

Os outros óbitos são de um homem de 57 anos com diabetes e doença cardiovas­cular crônica, atendido em um hospital público da me­trópole, de um homem de 87 anos em Cravinhos, de um senhor de 62 anos em Sertão­zinho e dois em Jaboticabal. O primeiro foi de um homem de 65 anos que tinha doença crônica. O outro foi confir­mado nesta quarta-feira, dia 8. Um senhor de 72 anos morreu no sábado (4) após dois dias de internação.

A morte ainda não cons­ta no balanço do governo estadual, enviado no início da tarde, e do Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, o idoso possuía cardiopatia e diabetes. O exame que con­firmou a presença do novo coronavírus no organismo do homem foi feito por labora­tório particular credenciado. Vários casos e óbitos ainda não constam nos balanços do Secretaria Estadual de Saú­de e no Ministério da Saúde – nem todas as notificações das secretarias municipais já foram contabilizadas.

Os 185 pacientes são de Ribeirão Preto (122), Jabo­ticabal (15), Barretos (dez), Sertãozinho (sete), Cravi­nhos (seis), Franca (cinco), Bebedouro (quatro), Orlân­dia (dois), Batatais (dois), Jardinópolis (dois), Pontal (dois), Monte Alto (um), São Joaquim da Barra (um), Bro­dowski (um), Morro Agudo (um), Santo Antônio da Ale­gria (um), Serrana (um), Ter­ra Roxa (um) e Taiúva (um).

Mais de 1.900 Municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronaví­rus (covid-19), revela a pes­quisa feita pela Confedera­ção Nacional de Municípios (CNM). O estudo realizado pela CNM atingiu 2.601 ci­dades (46,71% do total), até a data de 31 de março. Des­ses, 1.607 (62,0%) respon­deram que não registraram nenhum caso (suspeito e/ou confirmado) do novo coro­navírus e 986 (38%) respon­deram positivamente.

A entidade, ao perceber a gravidade dessa crise sanitá­ria, adotou ações para iden­tificar como os municípios estão se organizando para en­frentar essa situação e como o vírus está se disseminando nas cidades brasileiras. Para isso, no dia 18 março iniciou a aplicação de uma pesquisa permanente, ou seja, a coleta de dados continuará ocor­rendo até o momento que a transmissão do coronavírus estiver controlada no Brasil.

Segundo a CNM, 2.574 municípios foram questio­nados, e 2.019 (78,4%) res­ponderam que já têm Plano Municipal de Contingência e 555 (21,6%) afirmaram que não elaboraram as me­didas. A entidade pretende publicar boletins semanais da pesquisa, mapeando a situação no Brasil e possibi­litando que os gestores mu­nicipais utilizem como uma ferramenta para a avaliação e o planejamento das ações de enfrentamento a covid-19.

O estudo apresenta tam­bém algumas preocupações como a ausência ou insu­ficiência de rede de aten­ção à saúde aos pacientes acometidos pela Covid-19. Apenas 10,6% dos municí­pios entrevistados informa­ram possuir uma rede de atenção à saúde estruturada para enfrentar uma possível epidemia pelo coronavírus.

Postagens relacionadas

RP vai receber lote de vacina

William Teodoro

20% das vítimas jovens de bullying pensaram em suicídio 

Redação 2

Atividade física e aleitamento previnem o câncer de mama, diz Inca

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com