A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou, na tarde desta terça-feira, 7 de abril, mais duas mortes por covid-19 em Ribeirão Preto. A cidade já soma quatro óbitos devido à infecção pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, mas não traz informações sobre os pacientes.
Não há informações sobre a idade e sexo das vítimas, se estavam nos grupos de risco – idosos ou doentes crônicos –, se chegaram a ficar internados e por quanto tempos, se as famílias estão isoladas e quando os casos foram notificados. Antes das mortes anunciadas ontem, o último óbito havia sido registrado na sexta-feira (3).
Trata-se de um homem de 76 anos que não tinha comorbidades. Ele chegou a ser internado em um hospital particular da cidade, mas não resistiu. Já a primeira vítima da covid-19 no município é um homem de 36 anos de idade que apresentava três doenças crônicas.
O farmacêutico vinha sendo atendido pelo setor de Hematologia do Hospital das Clínicas e faleceu na madrugada do dia 26 de março, no HC. O paciente, morador de Ribeirão Preto, mas natural do Pará, era tratado de mieloma múltiplo, neoplasia óssea e insuficiência renal. Ele testou positivo para coronavírus.
Outro dado revelado pelo boletim é o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). São 30 confirmados para covid-19, 27 de março e três de abril. O número de pacientes com SRAG cresceu desde o início do ano. Em janeiro eram oito casos, em fevereiro subiu para doze e em março o número saltou para 145.
Em apenas uma semana, o mês de abril revela 70 pacientes com a síndrome respiratória, mas que ainda aguardam o resultado para o coronavírus. Em 2020, a Secretaria da Saúde recebeu 235 notificações da síndrome. No ano passado inteiro foram 273, contra 346 de 2018. Também já foram confirmados dois óbitos de influenza – um por H3N2 e outro de um vírus não identificado.
Dique Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde ampliou o horário de atendimento do Disque Covid-19, que agora atende das oito às 20 horas de segunda-feira até domingo. O número de telefone 0800 770 1160 foi criado para prestar informações e orientações à população de Ribeirão Preto sobre o enfrentamento do novo coronavírus na cidade.
A orientação é utilizá-lo sempre que necessário, para que as pessoas não se desloquem até uma unidade de saúde, evitando contato com outros pacientes que podem estar infectados e, consequentemente, disseminar o vírus. A equipe de atendentes é formada por multiprofissionais da área da saúde, treinada e atualizada constantemente, conforme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde.