Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o tradicional encontro do Clube do Livro, promovido mensalmente pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, será realizado nesse sábado, 4 de abril, de forma online, através da plataforma de reuniões Zoom. A transmissão do encontro, com cada pessoa em sua casa, começa às 16 horas. Os participantes irão discutir a obra “O Quinze”, de Raquel de Queiroz (1910- 2003). O link de acesso estará disponível nas redes sociais da Fundação (Instagram e Facebook) ou através do site: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/.
Segundo a curadora do projeto e bibliotecária, Gabriela Pedrão, ter a oportunidade de continuar com o Clube do Livro durante a quarentena é muito importante, mantendo assim o compromisso com todos os participantes além de oferecer uma atividade para quem está em casa e que quer conhecer um pouco mais sobre o projeto. “Esperamos neste encontro nossos participantes e novos públicos também, como já vinha acontecendo, sempre a cada sábado, com um número maior de pessoas.”
“O Quinze”
A obra discutida, “O Quinze”, foi lançada originalmente em 1930 e foi o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz. Ao narrar as histórias de Conceição, Vicente e a saga do vaqueiro Chico Bento e sua família, a autora expõe, de maneira única e original, o drama causado pela história da seca de 1915, que assolou o Nordeste brasileiro, sem perder de vista os dilemas humanos universais, que fazem desse livro um clássico da literatura.
“A obra também fala de um momento difícil, como estamos enfrentando agora, com readaptações e novas rotinas. Mesmo que não se trate da mesma situação, um de seca e o outro de pandemia, o livro nos faz repensar sobre a vida e o que vamos fazer daqui para frente”, relata Gabriela Pedrão. A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC.) É gratuita e aberta a toda a população.