A prefeitura de Ribeirão Preto liberou nesta quinta-feira, 2 de abril, o tráfego de veículos na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, entre as ruas José Borges da Costa e Maestro Carlos Nardeli, no Jardim Califórnia, Zona Sul da cidade. A liberação integra a primeira etapa de conclusão de canalização do córrego Califórnia, previsto na ampliação da via.
Até o momento, já foram executados cerca de 90% das galerias de águas pluviais e redes de esgoto, 40% da pavimentação, 60% das calçadas e 30% da implantação das defensas de concreto nos canteiros centrais. Para garantir a segurança da população, em todo o canteiro central, por onde corre o córrego, serão implantadas barreiras de segurança em concreto tipo New Jersey, elemento pré-moldado altamente resistente.
A obra teve início em julho de 2019 e resultará na ampliação da Ferreira Leite entre as avenidas Braz Olaia Acosta e Caramuru, numa extensão de 1,3 quilômetro. As obras fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, que prevê investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.