Tribuna Ribeirão
Saúde

Influenza – Vacinação volta a ser suspensa

ALFREDO RISK

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltou a suspen­der a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) para idosos a partir de 60 anos por­que não há mais doses dispo­níveis nos postos implantados em escolas e centros comuni­tários próximos às unidades de saúde de Ribeirão Preto.

Segundo balanço parcial da pasta, até esta terça-feira, 31 de março, foram, imunizadas 68.820 pessoas, cobertura de 88% do público-alvo, formado por 78 mil homens e mulheres com mais de 60 anos – a meta é atingir 70.200, ou 90% desta população.

A pasta informa que aguarda a Secretaria de Esta­do da Saúde enviar mais doses ao município para dar conti­nuidade à campanha. Esta é a segunda vez que a imunização é suspensa na cidade por falta de vacina. Ribeirão Preto conta com postos fixos – um na Es­planada do Theatro Pedro II, no Centro – e também sistema “drive thru”, no Estádio Santa Cruz, campo do Botafogo.

Segundo o Boletim Epide­miológico do Departamento de Vigilância em Saúde, Ri­beirão Preto já soma dois óbi­tos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do ano – um dos pacientes contraiu o vírus da gripe A não sub­tipado e o outro o H3N2. Do total de pacientes internados com a síndrome até esta ter­ça-feira (31) em Ribeirão Pre­to, sete testaram positivo para covid-19, um para influenza H2N3 e um caso para vírus não identificado.

Neste ano, a pasta investiga 157 casos de doenças respira­tórias – cinco de janeiro, onze de fevereiro e 141 de março, e todos estão sendo testados também para o coronavírus (covid-19). Segundo dados da Divisão de Vigilância Epide­miológica (DVE) da SMS, Ri­beirão Preto fechou 2019 com 13 mortes por gripe. São sete óbitos por H1N1, quatro por H2N3 e dois não subtipados. Em 2018, durante quatro me­ses seguidos, a secretaria con­tabilizou 23 mortes por causa de alguma cepa da “gripe A” – a maioria por H1N1 e H3N2.

Em 2017 foram constatadas cinco mortes na cidade, mas em 2016 treze moradores faleceram, além de uma em 2015. Em pouco mais de cinco anos, Ribeirão Pre­to acumula 55 óbitos por “gripe A”, além de 309 casos confirma­dos. Em 2019, a cidade registrou 62 casos de influenza de 276.

Estado
Na área do Departamen­to Regional de Saúde (DR­S-XIII), a meta é imunizar 163.137 homens e mulheres com mais de 60 anos e 48.567 profissionais da área da saú­de – médicos, enfermeiros e atendentes. Em todo o Es­tado de São Paulo, o objeti­vo é atingir 15,4 milhões de pessoas (90% da população­-alvo). Na região, o Estado espera imunizar 509.252 pes­soas até o final da campanha, somando todos os públicos.

Postagens relacionadas

Para MPF investigação da Sevadija deve continuar com GAECO

Redação 1

Covid volta a ter alta em RP

Redação 1

Anvisa autoriza registro de genérico contra câncer de próstata

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com