A Secretaria Municipal da Educação decidiu antecipar e estender em uma semana o recesso escolar de abril, que deveria ocorrer entre os dias 20 e 24, mas terá início no dia 13 por causa da pandemia de coronavírus, causador da covid-19 – já o intervalo de julho terá uma semana a menos. As aulas presenciais já estavam suspensas desde 23 de março, quando começou a valer o estado de emergência em Ribeirão Preto – atualmente a situação na cidade é de calamidade pública, conforme o decreto nº 76/2020 baixado pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
As escolas adaptaram plataformas digitais para manter contato com os alunos e seguir com o cronograma do ano letivo. Inicialmente, as aulas presenciais estavam suspensas até a próxima sexta-feira, 3 de abril, com retorno previsto para o dia 6, mas a pasta definiu, junto ao Conselho Municipal da Educação, que a rede municipal de ensino funcionará sob a modalidade de educação remota até o próximo dia 9. As duas semanas seguintes serão de recesso escolar.
“Com a compatibilização do calendário escolar municipal com o do Estado de São Paulo, já estava previsto o recesso na semana da Páscoa, entre os dias 20 e 24 de abril. Como em julho também estão previstas outras duas semanas de recesso, decidimos antecipar uma delas. Isso significa que, entre os dias 13 e 24 de abril, os alunos não terão aula a distância”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
“Essa decisão foi tomada para evitar que ocorra um distanciamento dos estudantes com os educadores, até mesmo considerando que os alunos não estão acostumados com essa forma de ensino. Novas medidas podem ser tomadas de acordo com as orientações dos órgãos de saúde”, ressalta. Na semana anterior à suspensão, os docentes receberam o apoio dos profissionais de suporte pedagógico do Centro Educacional Paulo Freire, que elaboraram planos de aula, auxiliando os professores na organização de esquemas e planejamento das atividades.
Além disso, as escolas forneceram materiais e sugestões de diversas práticas para que os alunos façam de casa. O Centro é um espaço da Secretaria da Educação voltado à formação continuada dos educadores. A rede municipal conta com 108 escolas, das quais 75 unidades de educação infantil e 33 de ensino fundamental.
São 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas.