Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Importância para o futuro
O etanol é cobiçado por outros países, é um combustível re­novável e, com as dimensões continentais de nosso país, com regiões com climas diferentes, temos capacidade de produção bem maior do que a União Europeia ou os Estados Unidos. Se privilegiarmos o etanol com incentivos poderemos enfrentar os produtores de petróleo com vantagens. Além desta condição de produção, as pesquisas desenvolvidas por unidades repre­sentativas dos produtores, como em Piracicaba, permitiu que tivéssemos mais cortes da cana do mesmo plantio, com apro­veitamento maior do suco.

“Garapão”
Passamos a utilizar o antigo “garapão” como adubo e dei­xamos de poluir rios e outras nascentes. A parceria de duas usinas da região, São Francisco e a da Pedra, oferece condi­ções para que substituamos o plástico em todos os setores e não só nos chamados saquinhos de supermercados. Em São Carlos existe uma unidade que desenvolve pesquisas sobre o plástico biodegradável para substituir a parte interna dos au­tomóveis e caminhões que atualmente precisam de centenas de anos para se decompor.

Bagaço da cana
O bagaço da cana, que era um problema para os produtores por ocuparem grandes espaços nas usinas, atualmente é uma fonte de renda com a geração de energia renovável através das unidades geradoras. Por exemplo, se duas grandes usinas energéticas da região, São Francisco e Santo Antônio, da família Balbo, direcionarem a produção para Ribeirão Preto são capazes de atender a demanda de toda a comunidade. Dizem eu existe um “freio puxado” para que assim não se proceda no total.

Postagens relacionadas

Cava do Bosque – Piscina recebe transformador

Redação 1

Operação Cinderela: TRF3 instaura ação penal contra 11 réus

Redação 4

Destaques da edição: 18 de novembro de 2021

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com