Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

O objetivo é o Palácio Rio Branco

FOTOS: ALFREDO RISK

Depois de ficar desativado por mais de três anos em Ribei­rão Preto, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) promete voltar à cena politica da cidade com a candidatura a prefeito do coronel reformado da Polícia Militar, Luís Henri­que Usai.

Em entrevista ao Tribuna, o presidente da Comissão Pro­visória do Partido em Ribeirão Preto, o tenente coronel refor­mado da Polícia Militar, Luiz Fernandes da Costa, explica que, por não ser um político de carreira, o candidato do partido não deverá ter rejeição do elei­tor. O que seria fundamental numa eleição majoritária, como é ocaso da de prefeito.

Tribuna Ribeirão – O PRTB ficou conhecido nacionalmente em função de Levy Fidelix que foi candidato al­gumas vezes ao governo paulista e por seu projeto do ‘Aerotrem’. Como o se­nhor avalia o partido em nível nacio­nal e estadual?
Luiz Fernandes – O Partido Renova­dor Trabalhista Brasileiro tem crescido e vem obtendo qualidade significativa de participantes na esfera política desde sua fundação. Temos como integrante o vice-presidente da República, o general da reserva Antônio Hamilton Martins Mourão. Nas eleições de 04 de outubro deste ano, caso elas não sejam adiadas por motivo do covid-19, teremos ex­pressivas candidaturas de pessoas, que também, saíram de outros partidos, principalmente do Partido Social Libe­ral (PSL).

Tribuna Ribeirão – Aqui em Ribei­rão Preto o partido estava inativo. O que o fez com que vocês se articulas­sem para legalizar a situação da legen­da junto à Justiça Eleitoral?
Luiz Fernandes – Em Ribeirão Preto o diretório do estava inativo desde 17 de agosto de 2016. Mas já entregamos à 265ª Zona Eleitoral as prestações de contas necessárias de 2013, 2014 e 2015 e as declarações de ausência de movi­mentações de recursos nesses períodos. Não há necessidade de órgão munici­pal do partido para o lançamento das candidaturas, mas será formalizado um diretório em Ribeirão logo após os pro­vimentos da Justiça Eleitoral.

Tribuna Ribeirão – O coronel re­formado da Polícia Militar, Luís Hen­rique Usai, já se declarou pré-candida­to a prefeito pela legenda nas próximas eleições. Que expectativa o partido tem em relação à disputa?
Luiz Fernandes – Teremos um pré­-candidato que não está comprometido com o sistema atual que é vicioso e pou­co produtivo à sociedade em geral. Te­mos convicção que haverá uma mínima rejeição porque o coronel Usai não é um político de carreira. Possui conhecimen­tos suficientes para realizar uma brilhante gestão, pois já desempenhou cargos na es­fera estadual (Polícia Militar) por mais de 31 anos. Neste período realizou e cumpriu principalmente o binômio orçamento/fi­nanceiro sem sofrer qualquer sanção administrativa ou de outra natureza no desempenho de suas funções estatais.

Tribuna Ribeirão – O partido terá chapa completa para vereadores?
Luiz Fernandes – Sim. Teremos cha­pa completa com a indicação dos pré­-candidatos a prefeito, vice-prefeito e dos 33 pré-candidatos a vereadores.

Tribuna Ribeirão – O que o PRTB tem ideologicamente como principais propostas para a sociedade?
Luiz Fernandes – O PRTB é um partido que tem por filosofia e funda­mento o trabalhismo participativo. Ou seja, devemos sempre ter colaboração mútua, pois todos nós somos absolu­tamente necessários uns aos outros na produção e geração de renda, com re­flexos no mercado de consumo, crian­do-se um círculo virtuoso, até mesmo na arrecadação de tributos. Buscamos mudar o atual sistema bancário/finan­ceiro e para o sistema produção/pro­dutividade, com liberdade de mercado e seu natural equilíbrio.

Tribuna Ribeirão – Que avaliação o senhor faz da administração munici­pal?
Luiz Fernandes – A cidade enfrenta muitos problemas, como na Educação com muitas escolas municipais sem Auto de Vistoria do Corpo de Bom­beiros (AVCB), falta de creches e pré­-escolas para atendimentos de todas as demandas da população com qualidade de ensino. Tivemos casos de crianças sendo picadas por escorpião em creche na Zona Norte, além de um acidente trágico com a morte de um menino na escola municipal Dr. Eduardo Romual­do em novembro de 2018.
Na Saúde há falta de médicos e mui­tas filas nos atendimentos dos postos e unidades básicas e ausência de investi­mento na medicina preventiva como o Programa Saúde da Família. Tivemos ainda o expressivo aumento de casos da dengue em 2019 com mais de 14 mil casos e este ano com mais de 5 mil até o momento. Verificamos que o próprio Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer indicando a falta de manuten­ção nas vias públicas e bens do muni­cípio, além de empréstimos financeiros feitos pala atual administração que po­dem comprometer as receitas futuras com gastos desnecessários realizados de forma desorganizada e desequilibrada.

Tribuna Ribeirão – Estes são os principais problemas da cidade?
Luiz Fernandes – Ribeirão Preto tem problemas em várias áreas, como área de Saúde, Educação e Infraestrutura. Nosso objetivo é combater os problemas que há longos anos perduram na cidade. Nossa proposta é principalmente atuar no cam­po da ordem pública, apesar do municí­pio não ter responsabilidade direta sobre a Segurança Pública, pois isso é dever do Estado. Vamos criar e incentivar a parti­cipação de todos os órgãos municipais responsáveis na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Ela de­verá agregar a responsabilidade primária da ordem pública, como trânsito e segu­rança viária, salubridade pública, tranqui­lidade pública e os vários procedimen­tos de integração e atividades delegadas aos policiais civis, militares e policiais penais no âmbito de nosso município.
Deveremos fazer severa avaliação de órgãos da administração indireta, principalmente Coderp, Cohab, Tran­serp e Daerp, quer fazendo concessões dos serviços, quer realizando privatiza­ções, aproveitando-se, obviamente os servidores e empregados públicos com remanejamento para o desempenho de atividades análogas.

Tribuna Ribeirão – A pandemia de coronavírus mudou hábitos e compor­tamentos das pessoas. Isso significa que as próximas eleições, caso a pan­demia continue, serão menos pessoais e mais virtuais. O PRTB está prepara­do para uma campanha para prefeito mais virtual?
Luiz Fernandes – Sim. O PRTB está preparado e planejando as estratégias de atuação, principalmente nas redes sociais que serão de suma importância na divulgação das propostas de uma gestão renovadora, para que Ribeirão possa realmente tornar-se próspera e harmônica.

Postagens relacionadas

Voepass demite diretores e anuncia mudanças na empresa

Redação 2

7 a 5 MDB elege Renan para disputar presidência

Redação 1

Antes do esperado Raquel pede impugnação da candidatura de Lula

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com