O Brasil, não diferente do restante do mundo, enfrenta a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em Ribeirão Preto, todos os alunos e atletas da Secretaria Municipal de Esportes estão cumprindo medidas de isolamento social em casa como forma de prevenir o contágio e propagação da doença.
Por isso, os professores e técnicos da Secretaria de Esportes têm preparado, de casa, várias ações e orientações para que os alunos e atletas mantenham a boa forma e sequência dos treinamentos do início deste ano.
Com a falta ou diminuição de treino, o atleta perde massa e força muscular, capacidade aeróbica, diminuição da evolução de movimentos coordenativos específicos, diminuição de flexibilidade, desaceleração do metabolismo e aumento de ansiedade. A atividade física é necessária para minimizar o prejuízo físico, motor e psicológico.
Rodolfo Junior, professor da Secretaria de Esportes, afirma que manter o corpo em atividade é muito importante, principalmente neste cenário mundial em que ninguém deve se descuidar.
É preciso ressaltar que os treinos em casa não irão gerar os mesmos resultados dos realizados na academia ou na prática da modalidade, pois o corpo chega a um limite e necessita de uma sobrecarga maior para seguir evoluindo.
“Por mais que a rotina de treinos específicos esteja interrompida, precisamos continuar estimulando nosso corpo a se manter saudável. As atividades, na maioria das vezes, serão de intensidade menor pela falta de equipamentos e ou espaço físico, mas temos que continuar nos exercitando para que o prejuízo do nosso rendimento seja menor”, concluiu Rodolfo Junior.