Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Ribeirão aguarda por 160 exames

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta quinta-fei­ra, 26 de março, os dados sobre o novo coronavírus em Ribeirão Preto. Além de ter registrado o primeiro óbito por covid-19, de um homem de 36 anos com comorbidades que estava inter­nado no setor de Hematologia do Hospital das Clínicas já há algum tempo, a cidade também tem nove casos confirmados e 160 sob investigação.

Segundo o Boletim Epide­miológico do Departamento de Vigilância em Saúde, quatro dos noves casos confirmados já foram testados positivos para o coronavírus, segundo exames realizados pelo Institu­to Adolfo Lutz, em São Paulo. Os outros cinco aguardam o resultado da contraprova.

Segundo o boletim, apenas duas pessoas seguem interna­das na cidade com problemas respiratórios – eram 14 na quar­ta-feira (25). Nenhum dos ca­sos é grave e todos são de gripe. Ribeirão Preto ainda aguarda o resultado de 160 testes que estão no Adolfo Lutz. No total, desde o carnaval, o município já soma 187 notificações, com nove casos confirmados (todos em março), 18 descartados (quatro em fevereiro e 14 neste mês) e mais 160 à espera de resultado (todos deste mês).

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) voltou a dizer que as medidas de isolamento social devem continuar sendo seguidas pela população da ci­dade, em cumprimento ao de­creto nº 76, publicado na última segunda-feira (23), que declarou estado de calamidade pública no município. Ao lado do secretá­rio da Saúde, Sandro Scarpelini, o chefe do Executivo afirmou que Ribeirão Preto está seguin­do os protocolos da Organiza­ção Mundial de Saúde, dos ges­tores do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias do estado de São Paulo.

“Ainda é momento de total preservação para o isolamento. Não é momento de abrirmos mão e relaxarmos no que já con­seguimos, com o apoio da im­prensa e compreensão da maio­ria das pessoas. Devemos fazer a redução de situações de aglo­meração para que o vírus circu­le o menos possível”, orienta o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo, a tendência é que o número de casos confirmados de covid-19 aumente significa­tivamente nos próximos dias, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o mundo.

“Por três dias consecutivos mantivemos o número de oito casos confirmados em Ribeirão Preto, mas esse número vai su­bir e vai subir muito, é só ana­lisar o que aconteceu no resto do mundo e está acontecendo agora nos Estados Unidos, onde 50 mil pessoas estão contamina­das e metade delas só na cidade de Nova Iorque”, complementa. Segundo Nogueira, as medidas adotadas em Ribeirão Preto têm por objetivo achatar a curva de contaminação pela doença, es­tendendo o prazo de surgimen­to de novos casos.

“A diferença é que vamos empurrar ao máximo, para fren­te, o número de casos e o período de contágio para que os nossos sistemas de saúde não entrem em saturação, em colapso, e a nossa estrutura possa atender a todo mundo com a maior qualidade, a melhor atenção, como tem sido feito até agora”. “Todo esse con­junto de estratégias está sendo tomado com a maior responsabi­lidade possível. O momento é de colaboração, não é hora de entrar em conflito”, finaliza Nogueira.

Disque Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde ampliou o horário de atendimento do Disque Co­vid-19, que passará a ser dispo­nibilizado das oito às 20 horas de segunda-feira a domingo. O número de telefone 0800- 7701160 foi criado para prestar informações e orientações à po­pulação de Ribeirão Preto sobre o enfrentamento do novo coro­navírus na cidade.

A orientação é utilizá-lo sempre que necessário, para que as pessoas não se desloquem até uma unidade de saúde, evitando contato com outros pacientes que podem estar infectados e, consequentemente, disseminar o vírus. A equipe de atendentes é formada por multiprofissio­nais da área da saúde, treinada e atualizada constantemente, con­forme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde.

Postagens relacionadas

Três são detidos por furtar moto de pátio que sofreu incêndio

Luque

Anvisa autoriza realização de exame de análise clínica em farmácias

Redação 10

Servidores aceitam proposta da prefeitura

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com