Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP investiga outra morte por covid-19

YVES HERMAN/REUTERS

O deputado federal Ricardo Silva (PSB), que também é jor­nalista e apresentador do pro­grama SBT Verdade, divulgou na noite desta quarta-feira, 25 de março, que um paciente morreu com suspeita de coronavírus na Unidade Campos do Hos­pital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP).

O deputado diz que man­teve contato telefônico com funcionários do hospital e con­firmou a informação na noite desta quarta-feira. O paciente estaria no grupo de risco e foi descrito como portador de câncer em fase avançada. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Unidade Coronariana (UCO) do campus com suspeita de co­ronavírus, segundo Silva.

O Tribuna não conseguiu contato com a assessoria do Hospital das Clínicas, mas apu­rou que o resultado do exame ainda não ficou pronto. O Ins­tituto Adolfo Lutz, em São Pau­lo, deve divulgar o laudo que vai indicar se o paciente estava com a covid-19 ou não nesta quinta-feira, dia 26. Ricardo Sil­va também está em quarentena por suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com o parlamen­tar, ele recebeu recomendações médicas para ficar em isolamen­to, dentro de casa, após apresen­tar sintomas de gripe, como dor de cabeça e coriza. “Em Brasília, eu mantive contato com algu­mas pessoas que deram positi­vo para o coronavírus. Alguns sintomas começaram a aparecer em mim, como coriza, a voz está meio anasalada. Um pouquinho de dor de cabeça. Nada muito sério”, afirma o parlamentar.

O deputado Federal Ricar­do Silva tem denunciado que exames não são realizados nos pacientes em tempo razoável no país. Para o parlamentar, países como a Coreia do Sul e a Ale­manha conseguiram segurar o avanço da covid-19 fazendo os testes em pacientes com e sem sintomas e atacando o problema de forma antecipada. “No Brasil, infelizmente, o olhar é sempre do retrovisor. Não há um ce­nário real de quantos pacientes temos infectados em Ribeirão Preto e no Brasil”, afirma o de­putado.

Na segunda-feira (23), o in­fectologista Benedito Lopes da Fonseca, do Hospital das Clíni­cas, voltou a cobrar da Secretaria de Estado da Saúde que creden­cie o HC como laboratório refe­rência. Assim, a cidade não pre­cisaria aguardar a contraprova e poderia definir ações com mais rapidez. Na noite de segunda­-feira (23), outro paciente, de 85 anos, morreu em Ribeirão Preto com suspeita de coronavírus.

Ele estava internado no Hos­pital São Lucas – Unidade Ribei­rânia, na Zona Leste da cidade. O morador da cidade de Bro­dowski – distante 20 quilôme­tros. O idoso estava com pneu­monia. Como caso ainda não foi confirmado – aguarda resultado de exames –, ainda não há infor­mação oficial sobre a causa da morte.

Nesta quarta-feira, a Secre­taria Municipal de Franca in­formou que o idoso de 60 anos que morreu com suspeita de co­vid-19 contraiu o vírus influen­za tipo A, causador da gripe. O resultado consta em um exame feito pelo Adolfo Lutz. De acor­do com a Vigilância Epidemio­lógica, ainda é necessário aguar­dar o laudo da necropsia para o resultado definitivo.

A análise feita no corpo do paciente, no entanto, ainda não foi concluída. O idoso morreu na sexta-feira (20). Morador de Res­tinga, ele foi internado no Hospi­tal do Coração, em Franca, no dia 16 de março, após ser regulado. O homem apresentava quadro de insuficiência cardíaca congestiva. A cidade ainda aguarda o resulta­do de outro óbito por suspeita de coronavírus.

Sem novos registros nas últimas 48 horas
A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta quarta-fei­ra (25) os dados sobre os casos do novo coronavírus, causador da covid-19, em Ribeirão Preto, e o relatório aponta estagnação – não houve nenhuma novo caso suspeito ou confirmado nas úl­timas 48 horas. Segundo o Bo­letim Epidemiológico, a cidade continua com oito pacientes in­fectados. A contraprova de três testes deu positivo e cinco exa­mes aguardam o laudo do Insti­tuto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Segundo a secretaria, ne­nhum dos casos é grave e den­tre os 14 pacientes internados por problemas respiratóros na cidade, todos são de gripe. Ribeirão Preto ainda aguarda o resultado de 161 testes que estão no Adolfo Lutz. No total, desde o carnaval, o município já soma 187 notificações, com oito casos confirmados (todos em março), 18 descartados (quatro em fevereiro e 14 neste mês) e mais 161 à espera de re­sultado (todos deste mês).

Postagens relacionadas

Agro acredita em retomada da economia

William Teodoro

Capotamento de veículo deixa dois feridos na Rodovia Cândido Portinari

William Teodoro

Final de semana deve ter temporais

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com