Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Supera: RP terá teste de covid-19

WOLFGANG RATTAY/REUTERS

A testagem em massa para o novo coronavírus, causador da covid-19, é uma das medi­das mais eficazes para conter a propagação do vírus e reduzir os impactos desta pandemia, tanto em mortalidade e dis­ponibilidade dos sistemas de saúde, quanto em impactos so­cioeconômicos. Em Ribeirão, os testes são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e demoram até três se­manas para que os resultados sejam obtidos. Com a parceria, a intenção é diminuir esse total para alguns dias.

“A intenção é direcionar a testagem para uma parcela da população mais vulnerável so­cial e economicamente. Dessa forma, reduziremos a sobre­carga no sistema de saúde”, diz Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Em­presas de Base Tecnológica. Para isso, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia forne­ceu a estrutura física de seus laboratórios, que estão sendo adaptados e transformados para servirem de locais onde as análises são realizadas.

“Os laboratórios não estão dando conta da própria de­manda. Com base nessa reali­dade, empresas da área da saú­de, em parceria com o Supera Parque, estão atuando para fazer os exames na cidade”, informa Marcos Santos, CEO da Onkos, uma das empresas sediadas no Supera Parque. Segundo ele, a intenção é que a cidade seja referência na­cional no quesito testagem. “Queremos testar o máximo de pessoas nesse momento, é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a proli­feração do vírus na população. Porém, os recursos disponíveis hoje em Ribeirão Preto para elaboração dos testes são insu­ficientes para toda a demanda.”, avalia Santos.

Para a compra dos insu­mos e reagentes imprescin­díveis para a realização das análises, entretanto, o Supera está organizando uma cam­panha para captar doações. Para ajudar, é necessário fazer uma doação para ajudar nos custos. Saiba mais aqui. “Esta­mos conversando com muitas empresas e batalhando os re­cursos. O projeto está em an­damento e buscamos formas de concretizá-lo”, disse.

Marcos Santos ressalta, entretanto, que o Supera Par­que não está recebendo, ainda, pessoas interessadas em fazer o teste. “Essa etapa será posterior. Estamos cuidando primeiro da infraestrutura”, disse. Para mais informações do projeto, basta acessar o site https://www.supe­racaocovid19.com. O Supera Parque de Inovação e Tecno­logia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é uma iniciativa da prefeitura de Ribeirão Preto em conjunto com a Universi­dade de São Paulo (USP).

Também participam a Se­cretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, bem como diversos ór­gãos estaduais e federais, são apoiadores do empreendi­mento. Instalado no Campus da USP local, o Parque abri­ga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Indus­trial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas ins­taladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológi­ca; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.

Postagens relacionadas

Professores de SP vão entrar em greve

William Teodoro

RP sedia encontro de truckmodelismo

William Teodoro

Palestra Itália quer ser tombado em RP 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com