Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Supera: RP terá teste de covid-19

WOLFGANG RATTAY/REUTERS

A testagem em massa para o novo coronavírus, causador da covid-19, é uma das medi­das mais eficazes para conter a propagação do vírus e reduzir os impactos desta pandemia, tanto em mortalidade e dis­ponibilidade dos sistemas de saúde, quanto em impactos so­cioeconômicos. Em Ribeirão, os testes são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e demoram até três se­manas para que os resultados sejam obtidos. Com a parceria, a intenção é diminuir esse total para alguns dias.

“A intenção é direcionar a testagem para uma parcela da população mais vulnerável so­cial e economicamente. Dessa forma, reduziremos a sobre­carga no sistema de saúde”, diz Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Em­presas de Base Tecnológica. Para isso, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia forne­ceu a estrutura física de seus laboratórios, que estão sendo adaptados e transformados para servirem de locais onde as análises são realizadas.

“Os laboratórios não estão dando conta da própria de­manda. Com base nessa reali­dade, empresas da área da saú­de, em parceria com o Supera Parque, estão atuando para fazer os exames na cidade”, informa Marcos Santos, CEO da Onkos, uma das empresas sediadas no Supera Parque. Segundo ele, a intenção é que a cidade seja referência na­cional no quesito testagem. “Queremos testar o máximo de pessoas nesse momento, é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a proli­feração do vírus na população. Porém, os recursos disponíveis hoje em Ribeirão Preto para elaboração dos testes são insu­ficientes para toda a demanda.”, avalia Santos.

Para a compra dos insu­mos e reagentes imprescin­díveis para a realização das análises, entretanto, o Supera está organizando uma cam­panha para captar doações. Para ajudar, é necessário fazer uma doação para ajudar nos custos. Saiba mais aqui. “Esta­mos conversando com muitas empresas e batalhando os re­cursos. O projeto está em an­damento e buscamos formas de concretizá-lo”, disse.

Marcos Santos ressalta, entretanto, que o Supera Par­que não está recebendo, ainda, pessoas interessadas em fazer o teste. “Essa etapa será posterior. Estamos cuidando primeiro da infraestrutura”, disse. Para mais informações do projeto, basta acessar o site https://www.supe­racaocovid19.com. O Supera Parque de Inovação e Tecno­logia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é uma iniciativa da prefeitura de Ribeirão Preto em conjunto com a Universi­dade de São Paulo (USP).

Também participam a Se­cretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, bem como diversos ór­gãos estaduais e federais, são apoiadores do empreendi­mento. Instalado no Campus da USP local, o Parque abri­ga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Indus­trial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas ins­taladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológi­ca; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.

Postagens relacionadas

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Redação 1

SinSaúde – TRT mantém condenação de ex-sindicalista

William Teodoro

Câmara analisa vigias em caixas eletrônicos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com