O pronunciamento do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na última terça-feira (24) gerou bastante polêmica e um trecho especifico trouxe diversas discussões para o mundo do esporte. Bolsonaro afirmou que por seu “histórico de atleta” não precisaria se preocupar caso fosse infectado com o novo coronavírus, a covid-19.
Entretanto, ao redor do planeta, diversos astros do esporte foram infectados com o vírus e estão relatando os momentos difíceis causados pela doença. Kevin Durante, Paulo Dybala, Rudy Gobert, Paolo Maldini e Earvin Ngapeth são alguns dos astros que ficaram doentes durante a pandemia.
Ídolo do Milan, um dos maiores clubes do futebol italiano, Maldini relatou os sintomas que teve. “Como todos os atletas, eu conheço meu corpo. As dores foram particularmente fortes, senti um aperto no peito. É um novo vírus, as lutas físicas contra um inimigo que não se conhece. Tive os primeiros sintomas em 5 de março, dor nas articulações e músculos e 38,5 ° de febre”, afirmou.
Paralisada desde o dia 11 de março, a NBA também teve as suas vítimas. Dentre os casos de covid-19 confirmados estão o do astro Kevin Durant, além dos de Rudy Gobert, Donovan Mitchell, Marcus Smart, Christian Wood e Trey Thompkins.
Gobert detalhou perda de olfato e paladar. “Não sou capaz de sentir o cheiro de qualquer coisa nos últimos quatro dias”, contou Gobert em sua rede social.
O vôlei também não fica para trás. Astro da seleção francesa, Earvin Ngapeth revelou que passou por “dias difíceis” nos primeiros dias com os sintomas do Covid-19, precisando de internação em um hospital.
“Eu testei positivo para a covid-19 há uma semana. A pior parte já passou, eu passei três dias complicados, mas agora acabou. Eu estou deixando o hospital em uma semana. Todos vocês, fiquem em casa. Isso não acontece apenas com as outras pessoas”, alertou Ngapeth.
Segundo a classe médica, os doentes com o novo coronavírus podem ter sequelas no futuro, já que o grau de inflamação dos pulmões é considerado elevado.