Por Guilherme Sobota
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta segunda-feira, 23, o adiamento da edição 2020 do evento, que seria realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Paraty. A organização informou que trabalha para manter a mesma estrutura para realização da festa em novembro de 2020.
Mesmo com o evento marcado para o fim de julho, a organização optou por tomar “medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos” em meio à pandemia do novo coronavírus.
Um dos convidados confirmados na edição 2020 era o escritor nigeriano Chigozie Obioma. Com pouco mais de 30 anos, ele já foi duas vezes indicado ao Booker Prize, primeiro por Os Pescadores, e depois pelo romance Uma Orquestra de Minorias, ambos editados no Brasil pela Globo Livros.
Com a nova data, porém, ainda não há confirmação dos nomes da programação da Festa.
Em 2019, a Flip fez barulho no meio literário ao anunciar a escritora americana Elizabeth Bishop como homenageada da edição 2020.
Veja o comunicado da Flip 2020 sobre o adiamento:
“A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip sente em anunciar o adiamento da edição 2020.
O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos.
Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020.
Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores.”