A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha de Vacinação contra Influenza. Escolas e centros comunitários terão postos de vacinação para pessoas a partir de 60 anos para evitar aglomeração nas unidades de saúde e evitar o contágio pelo novo coronavírus (covid-19).
Em Ribeirão Preto, são estimados cerca de 78 mil idosos e a meta é vacinar pelo menos 90% dessa população, cerca de 70,2 mil. Na área do Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), a meta é imunizar 163.137 homens e mulheres com mais de 60 anos e 48.567 profissionais da área da saúde – médicos, enfermeiros, atendentes… Em todo o Estado de São Paulo, o objetivo é atingir 15,4 milhões de pessoas (90% da população-alvo).
Já em Ribeirão Preto, segundo nota da Secretaria Municipal da Saúde, nesta primeira etapa, de 23 a 27 de março, a campanha será destinada à vacinação exclusivamente de idosos (pessoas a partir de 60 anos) e ocorrerá em escolas e centros comunitários próximos às unidades de saúde. O horário de atendimento será das 8h30 às 16 horas. Na área do DRS-XIII, o Estado espera imunizar 509.252 pessoas até o final da campanha, somando todos os públicos.
Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SMS, Ribeirão Preto fechou 2019 com 13 mortes por gripe. São sete óbitos por H1N1, quatro por H2N e dois não subtipados. Em 2018, durante quatro meses seguidos, a secretaria contabilizou 23 mortes por causa de alguma cepa da “gripe A” – a maioria por H1N1 e H3N2.
Em 2017 foram constatadas cinco mortes na cidade, mas em 2016 treze moradores faleceram, além de uma em 2015 Em cinco anos, Ribeirão Preto acumula 55 óbitos por “gripe A”, além de 304 casos confirmados. Em 2019, a cidade registrou 62 casos de influenza de 260 investigados.
Capacitação
Nesta sexta-feira (20), a Coordenação do Programa Imunização da Secretaria Municipal da Saúde capacitou profissionais da rede pública de Ribeirão Preto e instituições parceiras para atuarem na triagem, orientações de fluxo e vacinação de pacientes e evitar grandes aglomerações nas unidades de saúde durante a campanha de vacinação contra a gripe (nfluenza).
Os profissionais atuarão em postos de vacinação específicos, que serão disponibilizados a pessoas a partir de 60 anos, em escolas e centros comunitários próximos às unidades de saúde da cidade, para organizar o fluxo de pessoas nessa faixa etária e evitar aglomerações nos postos de saúde. A coordenadora do programa de Imunização da Secretaria da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, que ministrou o treinamento, disse que o direcionamento da vacinação faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) na cidade.
“Nessa etapa serão vacinados os idosos e nossa meta é imunizar o maior número possível dessas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, que temos vacina, e isolá-las das outras pessoas, evitando, dessa forma, qualquer suposto contato com o coronavírus, que ainda não existe imunização”, orienta Mayra. “Todos os profissionais se disponibilizaram a ajudar nessa ação assim que foram convocados, atenderam prontamente, sempre comprometidos com a Saúde de nossa população” agradece.