Tribuna Ribeirão
Saúde

Brasil tem 640 casos de covid-19 e sete mortes

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

As mortes em razão do novo coronavírus subiram para sete, mas o Ministério da Saúde con­tabilizava seis nesta quinta-feira, 19 de março, porque não havia sido notificado do quinto óbi­to registrado no Estado de São Paulo. Já os casos confirmados saltaram de 428 para 640, au­mento de 49,5%, mas a pasta di­vulgou o número oficial de 621 porque não havia sido informa­das pelas secretarias estaduais da Saúde dos demais 19 testes posi­tivos para covid-19.

A morte em São Paulo é de um homem de 77 anos com co­morbidade, que residia na ci­dade de São Paulo. Segundo os dados oficiais, o Estado segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em se­guida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registra­dos casos no Paraná (23), San­ta Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Sergipe (seis), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, To­cantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).

O governo do Rio de Janei­ro confirmou duas mortes nesta quinta-feira, uma das vítimas é um idoso de 69 anos que mo­rava em Niterói, na região me­tropolitana. Ele era diabético e hipertenso, características que o colocavam no grupo de risco da covid-19. O homem teve conta­to com uma pessoa que voltou de viagem ao exterior.

O prefeito de Niterói, Ro­drigo Neves, já havia confir­mado que o teste da vítima ha­via dado positivo para o vírus. Faltava, contudo, a contrapro­va. Pouco antes dessa confir­mação, o gabinete de crise do governo estadual tinha con­firmado a primeira morte no Estado: uma idosa de 63 anos que morava em Miguel Perei­ra, no sul do Rio de Janeiro.

Ela trabalhava como em­pregada doméstica na capital e teve contato com a patroa, que havia voltado de viagem da Itália e testado positivo para o coronavírus. Diabética e hiper­tensa, ela não aparecia entre os casos confirmados no Estado, o que explicita a dificuldade de mensurar a velocidade da pro­pagação do vírus. O idoso de Niterói também não aparecia entre os casos confirmados.

Desde ontem, o Ministério da Saúde deixará de trabalhar com casos suspeitos, passando a divulgar apenas as situações confirmadas e as mortes de­correntes da doença resultante da infecção pelo vírus. O Brasil tem “transmissão sustentada” da doença em ao menos sete Estados. Essa transmissão foi identificada em São Paulo e Pernambuco, no sul de Santa Catarina (região de Tubarão) e em três capitais: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). A transmis­são comunitária se dá quando não é mais possível saber quem passou o vírus para quem.

Testes
A Agência Nacional de Vigi­lância Sanitária (Anvisa) autori­zou o registro dos primeiros oito kits específicos para diagnóstico do novo coronavírus, que pro­metem apresentar o resultado das análises em cerca de dez mi­nutos. O órgão não deu detalhes sobre cada produto e fabricante. Há cerca de dez empresas inte­ressadas em entrar no mercado brasileiro com dispositivos de diagnóstico rápido.

Uma delas é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estima conseguir entregar em até três semanas ao governo um teste deste tipo a partir de uma parceria com empresa priva­da. Segundo a Anvisa, seis dos testes aprovados são do tipo “ensaio imunocromatográfico”, que usa amostras de sangue, soro ou plasma. Outros dois são para detecção com uso de swab, instrumento semelhante a um cotonete que retira amostra das vias respiratórias dos pacientes, da nasofaringe e orofaringe.

Postagens relacionadas

Fundação Santa Lydia convoca mais 97 temporários

Redação

SP confirma casos de febre oropouche 

Redação 2

Agendamentos para vacinação contra Covid – 3ª DOSE POPULAÇÃO EM GERAL E 4ª DOSE EM PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO, maiores de 18 anos com última dose até 24/10, será aberto nesta quarta-feira, 23 de fevereiro

Redação 7

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com