O decreto em que o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) declara situação de emergência em Ribeirão Preto por 180 dias, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 19 de março, também afeta as vendas nos quatro shopping centers da cidade. O tucano disse, em entrevista coletiva, que já havia conversado com os administradores dos empreendimentos, mas até a noite de ontem apenas os dois centros de compra do Grupo Multiplan anunciaram que vão fechar a partir deste sábado (21) e até 5 de abril, com possibilidade de prorrogação.
Por meio de nota, o Multiplan informa que vai fechar o RibeirãoShopping, na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite nº 1.540, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, e o Shopping Santa Úrsula, na rua São José nº 933, na região central. Operações consideradas essenciais à sociedade, como clínicas e supermercado, estão autorizadas a permanecer em operação. “As clínicas do Centro Médico RibeirãoShopping terão horário de funcionamento flexibilizado e, para mais informações, clientes devem entrar em contato”, diz a nota. Informa ainda que “continuará a monitorar os desdobramentos relativos ao coronavírus, adotando medidas adicionais necessárias”.
“O Carrefour, também no RibeirãoShopping, continuará funcionando normalmente, com acesso pelo estacionamento do hipermercado. A Multiplan reafirma que acompanha com atenção a evolução das informações sobre o coronavírus. Esclarece ainda que adotou uma série de medidas, no sentido de intensificar ainda mais a limpeza e higienização de suas dependências, e veicula em suas instalações campanhas educativas sobre o assunto.”
O Shopping Center Iguatemi, na avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, Vila do Golfe, na Zona Sul, não havia se manifestado oficialmente até o fechamento desta edição. Nesta semana, o empreendimento já havia reduzido o horário de abertura das lojas e praças de alimentação e lazer até 1º de abril, e passou a atender das 12 às 20 horas, de segunda-feira a domingo, uma redução de quatro horas no expediente diário, que costuma ficar aberto das dez horas às 22 horas. O Novo Shopping Center, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, Nova Ribeirânia, na Zona Leste, também não confirmou oficialmente se vai ou não cumprir o decreto.