O Festival de Cinema de Cannes, provavelmente o evento cinematográfico mais prestigioso do mundo, adiou sua 73ª edição por conta do surto do novo coronavírus. Os organizadores do festival da Riviera Francesa, agendado para ocorrer entre 12 e 23 de maio de 2020, disseram nesta quinta-feira, 19 de março, que estão considerando realizar o evento no fim de junho ou início de julho.
“Assim que o desenvolvimento da situação de saúde internacional e na França nos permitirem acessar as reais possibilidades, vamos divulgar nossa decisão”, disse o festival em um comunicado. Os produtores foram relutantes em cancelar Cannes. Por semanas, eles evitaram questões e tentaram divulgar o processo seletivo.
Mas conforme a pandemia se espalhou pela França, a decisão se tornou inevitável. No sábado, o primeiro ministro francês Edouad Philippe ordenou o fechamento de todos os cinemas, restaurantes e cafés no país para combater o vírus.Outros grandes festivais de cinema, como o South By Southwest e o Festival de Tribeca também foram adiados ou cancelados.
No ano passado, a produção brasileira “Bacurau” ganhou o Prêmio do Júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes. O filme é dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Desde sua estreia já era considerado um dos filmes mais instigantes produzidos no Brasil no século XXI, pelos críticos de todo o mundo.
Exibido em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri. Apenas um filme brasileiro tinha ganho este prêmio anteriormente: “O Pagador de Promessa”, de Anselmo Duarte, em 1962. A produção é uma crítica social e política, ambientada em um pequeno povoado do sertão brasileiro, num futuro próximo.
O choque entre a modernidade global digitalizada e o tradicionalismo da vida rural no interior do Brasil é retratado de forma alegórica e rica. O enredo é surpreendente e o filme tem uma forte carga dramática, permeada por suspense, violência e ação.
O resultado é um filme envolvente e que prende a atenção do início ao fim. No elenco estão Sonia Braga, Udo Kier, Barbara Colen, Karine Teles, Silvério Pereira e Lia de Itamaracá. “Bacurau” mistura drama, mistério e ficção científica. É uma produção franco-brasileira.
Sinopse
Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida por quase todos, falecida aos 94 anos. Dias depois, começam os sinais de que a tranquilidade de Bacurau estará sob ameaça. Uma sequência de incidentes mergulham o vilarejo numa tensão crescente. No entanto, muitos não contavam com um detalhe: que no passado desse lugar extraordinário estava adormecido um talento especial para a aventura.