Tribuna Ribeirão
Política

Vereadores ‘vovôs’ pedem afastamento

ALFREDO RISK/ ARQUIVO

Pelo menos três dos oito vereadores da Câmara de Ribeirão Preto com mais de 60 anos de idade não participarão das próximas três sessões legislativas, a primeira nesta quinta-feira, 19 de março, e as outras na próxima semana, nos dias 24 e 27. Waldyr Villela (MDB), Maurício Vila Abranches (PSDB) e Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT) solicitaram afastamento por recomendação médica. O objetivo é evitar possível infecção por coronavírus.

O afastamento de dez dias foi aprovado na sessão de terça-feira, 17 de março. A Câmara de Ribeirão Preto tem 27 vereadores, e quase 30% têm mais de 60 anos de idade – oito são sexagenários ou sep­tuagenários. Entretanto, cinco ainda não solicitaram o afastamento recomendado em ato instituído nesta semana pela Mesa Diretora do Legislativo para evitar a propagação da covid-19.

Quatro são sexagenários: Elizeu Rocha (Progressistas), com 60 anos; Luis Antônio França (PDT), também com 60: Maurício Vila Abranches (PSDB), com 61: e Marinho Sampaio (MDB), também com 61 anos. Outros quatro são septuagenários: Bertinho Scandiuzzi (PSDB), com 77 anos; Jorge Parada (PT), com 70; Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT), com 79; e Waldyr Villela (MDB), com 83 anos.

A Câmara de Vereadores proibiu o acesso do público às dependên­cias do Legislativo de Ribeirão Preto. As medidas têm por objetivo evitar a propagação do novo coronavírus, a covid-19. Além de barrar o acesso de munícipes ao plenário, apenas parlamentares, assesso­res, servidores públicos e terceirizados, estagiários, fornecedores e profissionais da imprensa podem acompanhar as votações. Os servi­dores com mais de 65 anos de idade foram liberados das atividades.

O ato da Mesa Diretora – o presidente é Lincoln Fernandes (PDT) – determina ainda a suspensão das sessões solenes, audiências públicas e reuniões das comissões permanentes, Parlamentares de Inquérito (CPIs) e Especiais de Estudo (CEEs). O uso do microfone agora é restrito e os parlamentares deverão fazer seu pronunciamen­to da mesa em que cada um ocupa no plenário. As medidas valem por tempo indeterminado.

Secretários – O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) propôs aos secretários municipais com mais de 60 anos que trabalhem em sistema home office (em casa). Estão nesta lista Alberto José Macedo (Governo), Nicanor Lopes (Casa Civil), Luiz Eduardo Garcia (Infraestrutura), Manoel Jesus Gonçalves (Fazenda) e Mariana Jábali (Fundação Dom Pedro II).

Postagens relacionadas

Região Metropolitana – Saúde é tema de reunião da RMRP

Redação 1

Sindicato cobra R$ 45,8 mi de bancos

Redação 1

Planalto pressiona para definir trocas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com