Tribuna Ribeirão
Política

Coronavírus – Líder quer suspender corte de água e energia

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Uma indicação apresenta­da por André Trindade (De­mocratas), líder do governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) na Câmara de Ve­readores, propõe a criação de mecanismos por parte da prefeitura de Ribeirão Preto para que, durante a pandemia do coronavirus (covid-19), os consumidores com contas de água e energia elétrica em atraso não sofram cortes destes serviços.

A proposta foi aprovada na sessão de terça-feira, 17 de março, e será encaminhada ao prefeito Duarte Noguei­ra nesta semana, que pode transformá-la em projeto e posteriormente, em lei, ou simplesmente ignorá-la. De acordo com o autor, com o isolamento recomendado pelas autoridades do setor de saúde pública, diversas atividades comerciais e de geração primária de renda estão sendo paralisadas e afe­tadas economicamente.

Entre essas atividades es­tão serviços de buffet, bares, restaurantes, academias, fei­ras, eventos corporativos e agências de viagens, que aca­bam afetando toda a cadeia de emprego – garçons, agen­tes de turismo, professores de educação física, promotores etc.. Essa situação estaria di­ficultando o pagamento de contas como as de água e luz.

André Trindade argu­menta que não se trata de isenção, estorno de juros e multas ou anistia dos débitos, mas simplesmente a suspen­são da interrupção do corte no período em que durar a pandemia de covid-19. “Pos­teriormente, todos deverão pagar suas contas”, garante.

Segundo dados divulga­dos em junho do ano pas­sado, Ribeirão Preto, onde a concessionária de energia CPFL Paulista tem 309.817 consumidores – são mais 4,2 milhões de clientes espalha­dos em outras 233 cidades do estado de São Paulo – é a cidade na sua área de atu­ação com o maior número de inadimplentes. A empresa realiza quase 130 mil ações de cobrança nas unidades consumidoras do município que totalizam uma dívida de aproximadamente R$ 18 mi­lhões. Significa que 42% das casas, lojas, fábricas, clínicas, escritórios , indústrias e afins deviam à companhia.

Segundo a CPFL, quan­do um cliente deixa de pagar a fatura de energia, além de correr o risco de ficar sem o fornecimento, outros consu­midores acabam sendo lesa­dos pela inadimplência. Isso acontece porque as quantias em débito resultam em maio­res reajustes nas tarifas das distribuidoras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como forma de com­pensação das perdas de re­ceita. Além disso, os estados também deixam de arreca­dar impostos como o ICMS, o que reflete nos repasses de verbas aos municípios como Ribeirão Preto, por exemplo.

A empresa também dis­ponibiliza diversas soluções para simplificar a vida dos consumidores que querem manter suas obrigações em dia. Pelos canais digi­tais da CPFL Paulista, no site (https://servicosonline. cpfl.com.br) e no aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, o cliente pode emitir a segunda via da sua conta e fazer o pagamen­to de imediato, sendo que os encargos serão cobrados em faturas futuras. Os canais funcionam 24 horas, sete dias por semana.

Já o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) tem a receber R$ 429.141.213,41 de 111.318 consumidores inadimplen­tes. Este montante envolve os inscritos na dívida ativa do município, ou seja, os débitos vencidos há mais de doze meses estão sendo co­brados judicialmente. Atual­mente, a autarquia conta com 203,4 mil ligações de água e esgoto e 54,7% têm débitos com o departamento.

A atual administração municipal já implementou duas vezes o “Programa de Regularização dos Débitos – o Fique em Dia com o Daerp (PRDs I e II)”, o popular “Refis” do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto. O mais recente foi re­alizado no segundo semestre de 2019, terminou em 20 de dezembro, contou com a ade­são de mais de 3.500 clientes e arrecadou cerca de R$ 12 mi­lhões. A dívida que os consu­midores da cidade têm com o Daerp encolheu cerca de R$ 112,86 milhões entre outubro do ano passado e março deste ano, queda de 20,8%.

Daerp restringe atendimento presencial
Diante das recomenda­ções das autoridades sanitá­rias em relação ao corona­vírus, a unidade Centro do Daerp passou a atender, a partir desta quarta-feira, dia 18, apenas dez pessoas por vez. O controle de pessoas será feito na entrada do se­tor de atendimento. Também solicita que os usuários pro­curem o atendimento presen­cial apenas em casos de extre­ma necessidade.

Muitos atendimentos po­dem ser feitos online No site do Daerp, pelo Chatbot, es­tão disponíveis a atualização cadastral, emissão de segun­da via de conta, guia de pa­gamento, acompanhamento de registro de atendimento, Certidão Negativa de Débitos (CND), alteração do venci­mento da conta, consulta de pagamentos, consulta de his­tórico de consumo, consulta de falta de água programada, declaração anual de quitação de débito e informações ge­rais da empresa.

Para estes serviços, o aten­dimento presencial não será prioritário. Para mais infor­mações, os usuários podem ligar no telefone 115, acessar as redes sociais do Daerp e o site oficial (ribeiraopreto.sp. gov.br/portal/daerp). Desde 27 de agosto, o atendimento ao público está sendo feito na rua São Sebastião nº 462, também no Centro. A enge­nharia, o setor administrati­vo e superintendência conti­nuam na sede da rua Amador Bueno, que está em obras.

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