Tribuna Ribeirão
Geral

Transerp suspende gratuidade em ônibus

JF PIMENTA-ARQUIVO TRIBUNA

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) vai suspender o cartão estudantil gratuito para alunos das redes estadual e mu­nicipal de ensino como medida de prevenção ao novo coronaví­rus (covid-19). A suspensão co­meça a valer a partir da próxima segunda-feira, 23 de março, e vai até 5 de abril por causa do can­celamento das aulas nas escolas municipais e estaduais.

A previsão é que o ano le­tivo seja retomado no começo do mês que vem. A Secretaria Municipal da Educação tem cerca de 47 mil estudantes es­palhados por 108 escolas. Ri­beirão Preto também tem 82 escolas estaduais, com cerca de 46 mil estudantes.

Segundo a Transerp, a medi­da tem o objetivo de diminuir o fluxo dos jovens e adolescentes no transporte coletivo duran­te a suspensão das aulas. Vale lembrar que o cartão de gra­tuidade garante apenas o não pagamento da passagem para o trajeto de ida e volta entre a residência e a escola em que o aluno cadastrado estuda.

Diz o texto enviado pela Transerp: “Tendo em vista a de­claração da Organização Muni­cipal da Saúde de pandemia por coronavírus e as ações adotadas pelo governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ribeirão Preto, a Transerp comunica que fica suspensa a utilização do Cartão Estudante Gratuito nos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano para a Rede Es­tadual e Municipal, no período de 23/03/2020 a 05/04/2020”.

Estabelecida por lei munici­pal em 2012, a gratuidade para estudantes beneficia 13.061 alu­nos de escolas públicas que se cadastraram para ter o benefício. Na prática é a prefeitura quem repassa mensalmente para o Consórcio ProUrbano o valor que seria pago pelos estudan­tes. Por mês a administração repassa cerca de R$ 1milhão ao grupo concessionário.

A gratuidade é concedida para homens acima de 65 anos e às mulheres com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e estudan­tes da rede pública e particular. Os alunos de escolas municipais e estaduais não pagam nada e os da rede particular pagam 50% do valor da passagem. Se­gundo dados da Transerp do ano passado, tinham direito à gratuidade 67.158 usuários, dos quais 44.498 idosos, 13.061 estudantes de escolas públicas, 7.561 pessoas com deficiência e 2.038 acompanhantes.

Ônibus de RP ‘perdem’ milhares de passageiros
O número de passageiros do transporte coletivo urbano em Ribeirão Preto despencou 24% em uma semana por causa da propagação do coronavírus. A informação é do o Consórcio PróUrbano – grupo concessio­nário do serviço formado pelas viações Rápido D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) e que opera 118 linhas com 356 veículos na cidade. No dia 10 de março, passaram pelas catracas cerca de 196 mil pessoas, contra 148.957 da última terça-feira (17), ou 47.043 a menos. Na segun­da-feira (16), essa redução já tinha sido notada em menor proporção, com baixa de 13,4%, com 30 mil pessoas a menos utilizando as linhas. Prevenção A Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) criou um grupo de trabalho com todas as via­ções que compõe o Consórcio PróUrbano para discutir ações e tomar medidas de prevenção contra o coronavírus no trans­porte público. Nos banheiros dos terminais, a limpeza deverá ser feita com maior frequência e o abasteci­mento de sabonete líquido seja constante. Haverá reforço nas mensagens emitidas pelos pai­néis dos terminais e plataformas e alertas no aplicativo de ônibus (CittaMobi). Haverá reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres, pega-mão e bancos, além de higienização di­ária nas garagens dos ônibus do transporte coletivo. A orientação é para que motoristas e demais funcionários das operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando as mãos sempre que possível. As empresas devem intensificar a orientação do uso dos meios digitais para recarga do cartão do transporte coletivo (aplica­tivo ou site). Também devem ampliar a comunicação entre o consórcio e o usuário quanto às medidas preventivas adotadas. Por medidas de prevenção, ido­sos ou portadores de doenças respiratórias crônicas, devem usar transporte público no horário entre as dez e 16 horas, ou seja, fora do horário de pico. A renovação do cartão Nosso Sênior passará a ser automática aos usuários idosos que pos­suem o cartão com vencimento até o dia 31 de maio, ou seja, sem a necessidade de compare­cimento à Central de Benefícios ou nos terminais para realizar a renovação do mesmo. Aos taxistas e motoristas de aplicativos recomenda-se disponibilizar o álcool em gel no veículo para utilização do mes­mo ou dos passageiros, lavar as mãos com frequência, higienizar o interior dos carros, e também as maçanetas internas e exter­nas, periodicamente ao longo do dia e andar com as janelas abertas para ventilação.

Postagens relacionadas

RIbeirão contabiliza 32 furtos a creches

Redação 1

Decreto libera baladas em RP

Redação 1

Aneel: sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com