Tribuna Ribeirão
Cultura

Sinfônica cancela concertos em RP

A diretoria da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Oserp) comunica que a apre­sentação das séries Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto de abril, que seriam apresentadas no Theatro Pedro II, está cancelada por causa da necessidade de adotar medidas preventivas em relação ao coro­navírus, o covid-19.

A apresentação da “9ª Sinfo­nia” de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com orquestra e coro, inicialmente agendada para maio, também no Pedro II, está suspensa e será apresentada em data a ser definida oportu­namente. Os ensaios de instru­mentistas e coralistas estão sus­pensos na sede da entidade por tempo indeterminado.

Na segunda-feira, 16 de março, o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB) seguiu as recomendações do Minis­tério da Saúde e, com base em decreto do governador João Doria (PSDB), baixou um decreto municipal estabele­cendo medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio ao novo corona­vírus, entre elas a sugestão de suspensão de eventos públicos com previsão de público supe­rior a 500 pessoas.

A agenda da Orquestra Sinfônica comemorativa aos 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos maiores gênios da música, será reor­ganizada conforme a evolução do cenário relativo à questão do coronavírus nos próximos meses. Nascido em dezembro de 1770, na cidade de Bonn, na Alemanha, o músico está sen­do homenageado por orques­tras do mundo todo em 2020.

Uma das grandes atrações da programação da Sinfônica de Ribeirão Preto, preparada pelo maestro Reginaldo Nas­cimento, que também está em comemoração – ele celebra em 2020 os primeiros dez anos de sua carreira como maestro –, é exatamente a apresentação da “9ª Sinfonia”, com orques­tra e coro. Beethoven morreu em 26 de março de 1827, em Viena, Áustria, aos 56 anos.

Quase 40 mil pessoas assis­tiram aos concertos e apresen­tações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no ano pas­sado. Foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 espectadores tes­temunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do ma­estro Reginaldo Nascimento.

A Osrp mantém ativos vá­rios projetos que são executa­dos durante todo o ano, como as séries Concertos Internacio­nais (nove apresentações em 2019), Juventude tem Concer­to (oito), Concertos Especiais (duas edições), Música Soli­dária (17), Ciranda Sinfôni­ca (onze), Música nas Igrejas (sete), Ensaio Aberto (sete) e o projeto Tocando a Vida.

A temporada contou com duas apresentações da ópera “L’elisir d’ Amore”, de Gaetano Donizetti (1797-1848) e oito espetáculos variados, em locais diferentes, inclusive na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – que a partir deste ano será Feira Internacional do Li­vro (FIL). Duas séries têm en­dereço fixo no Theatro Pedro II: Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto.

Postagens relacionadas

“Os Reinos Partidos”: continuação de “Os Cem Mil Reinos” chega ao Brasil

William Teodoro

Registro raro de Maria Bethânia em Cuba está no Spotify

William Teodoro

O centenário de Astor Piazzolla

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com