O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP), proibiu a partir desta segunda-feira, 16 de março, visitas a pacientes internados em suas duas unidades na cidade – Campus, no Jardim Monte Alegre, na Zona Oeste, e de Emergência, no Centro.
A decisão ressalta que, em casos graves e quando for necessária, será permitida a entrada de acompanhante. O HC tem 920 leitos hospitalares para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a superintendência, também haverá a remarcação de consultas de pacientes sem que haja risco para o tratamento.
Os pacientes serão avisados pela instituição e, em caso de dúvidas, devem ligar para 3(16) 602-2342 ou (16) 3602-2345, ou entrar em contato por meio do e-mail remarcaretorno@hcrp. usp.br. Também foi limitado o número de acompanhantes aos pacientes atendidos nos ambulatórios. Será permitido apenas um por pessoa, e não pode ser criança e ou maior de 60 anos. Por dia são realizadas mais de cinco mil consultas e exames.
O HC de Ribeirão é referência em assistência de alta complexidade no interior paulista e na América Latina, além de atuar como hospital universitário, sendo centro formador de profissionais de saúde. Atua com profissionais e tecnologias de ponta, como referência para mais de 3,5 milhões de habitantes do interior do Estado.
Conta com 6.174 colaboradores. Anualmente, realiza cerca de 1,5 milhão de consultas médicas e não médicas, além de 11 mil procedimentos cirúrgicos, entre outros atendimentos. Tem 920 leitos nas duas unidades – Campus (Zona Oeste) e de Emergência (Centro) – para atender pacientes do SUS
Dos 6.174 colaboradores do HC de Ribeirão Preto, 22,5% são contratados pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), organização social que administra da instituição de saúde. Segundo dados da superintendência, a média de cirurgias realizadas na Unidade Campus, entre 2015 e 2019, foi de 12.279, enquanto no ano passado este número foi de 11.168, uma redução de 9%.