“A César o que é de César”
O problema que atingiu a grande maioria da população de Ribeirão Preto foram os atos extremos de jovens que optaram em descontinuar com suas vidas. Foram muitos e de forma chocante, por isso que muitas pessoas iniciaram um processo em busca de soluções. Por dever de ofício, temos de reconhecer que a atitude do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) foi digna de elogios. De maneira concreta, ele deu o start para que inúmeras ações coordenadas possam oferecer um ombro amigo para dar amparo e guarida. Muitas autoridades constituídas, entre elas pastores evangélicos e o arcebispo metropolitano Dom Moacir Silva, além de outros gabaritados, estão trabalhando na conscientização e na solução deste grave problema que se agrava por diversas razões.
Juiz, Fundet e Augusto Cury
O doutor Paulo Cesar Gentile, juiz da Infância e Juventude, que tem se desdobrado em ações da sua pasta e da alçada de atendimento social juntamente com a Fundet, que tem à frente o competente Plauto Garcia Leal, com a participação efetiva do escritor e filósofo Augusto Cury, vão direcionar médicos e professores em ações práticas e efetivas nas escolas e nos núcleos de atendimento à saúde, uma ação concentrada e social.
Publicidade direcionada
Uma publicidade técnica amparada em orientação por parte de especialistas será lançada pela prefeitura com o objetivo de atingir todas as classes sociais, mas particularmente os jovens, com enfoque profissional. Enfim, com participação das chamadas “forças vivas as sociedade”, a abrangência será multiplicada. A imprensa terá a missão, respeitando o viés ético ao abordar o assunto e dentro da ótica oferecida, de passar orientação sempre com o cuidado de não incentivar o culto de ceifar vidas próprias, prática comum nas mídias sociais.
Todos convocados
Todos estão sendo convocados a participar deste esforço concentrado para diminuir a tensão que paira no ar. Por sua vez a Secretaria da Saúde deverá dotar suas fileiras médicas de profissionais da saúde mental, psiquiatras, psicólogos e outros profissionais para atendimento nos setores existentes e atualmente desfalcados até para internações emergenciais.
Dada a largada
Foi dada a largada e méritos cabem a todos que participaram e se dispuseram a se integrar ao esforço comum. O prefeito teve o mérito de, como líder da comunidade, chamar os demais participes da vida de Ribeirão Preto, as chamadas “forças vivas”, e oferecer condições de atuação rápida. Que consigamos urgentemente atingir os objetivos de auxiliar aos que necessitam do apoio dos mais gabaritados profissionais. Bom exemplo. Quando a imprensa tem que elogiar o fazermos e estaremos prontos a acompanhar as ações solidarias a serem encetadas.