Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP finaliza Código do Meio Ambiente

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Ribeirão Preto terá um novo Código Municipal do Meio Ambiente, legislação que apre­senta os instrumentos de gestão ambiental do município, com destaque para o licenciamento de atividades e obras impac­tantes ao meio ambiente, além de mecanismos de fiscalização, proteção e controle ambientais.

O texto final do projeto de lei, que seguirá para apreciação da Câmara de Vereadores, foi apresentado pela Secretaria Mu­nicipal do Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira, 11 de março, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco. “O novo código traz uma nova aborda­gem no Zona de Urbanização Específica, com tratamento di­ferenciado onde a técnica exige e novas medidas de proteção ambiental”, diz prefeito Du­arte Nogueira Júnior (PSDB).

“Um planejamento ambien­tal do município considerando que temos, dentre os seis bio­mas brasileiros, dois na nossa cidade, que são o Cerrado e a Mata Atlântica. Oferece todo o arcabouço de conhecimento e informações para a boa tomada de decisões”, anunciou o tucano. Nogueira também ressaltou a importância do código para a promoção da sustentabilidade em Ribeirão Preto.

“É um profundo esforço na parte de conscientização e edu­cação ambiental. Precisamos ter enraizado em cada um de nós, de maneira cultural, essa ques­tão de sustentabilidade, desde a fase mais tenra de nossas vidas até quando a gente virar semen­te e concluir o ciclo da natureza que caberá a todos nós, seres hu­manos”, concluiu.

O texto do novo Código do Meio Ambiente foi construído ao longo de um amplo processo de discussão com a sociedade civil, especialistas da área am­biental e secretarias municipais, com a realização de quatro audi­ências públicas, sete audiências técnicas e sete reuniões setoriais.

Foram realizadas doze au­diências, incluindo esta de apresentação do projeto de lei, com a participação total de 502 pessoas. O projeto também foi submetido à apreciação do Con­selho Municipal de Urbanismo, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Comitê de Desen­volvimento Urbano e Habitação.

Para a secretária do Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, outro as­pecto relevante é a extensão do novo Código do Meio Ambien­te, que partiu dos 289 artigos do texto em vigência para os 192 agora propostos, uma diferença de 97 itens. “É importante frisar a redução do volume de infor­mações do código antigo para o novo. Acho que hoje as pessoas querem coisas mais ágeis, mais rápidas, o tempo é algo muito importante. Então, quanto mais objetivas, menos prolixas, mais sintéticas forem as nossas leis, tanto melhor”.

Postagens relacionadas

Choro da Casa toca na Sete de Setembro 

William Teodoro

“Chorinho da 7” traz apresentação do Sexteto Colibri

Redação 2

Polícia informa que adolescente desaparecido em Franca foi levado até Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com