A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação para a aquisição e instalação de novas câmeras de monitoramento que serão implantas por meio do projeto Olho de Águia, na área central da cidade. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira, 6 de março.
Com investimento estimado em R$ 1.983.776,94, os equipamentos de videomonitoramento e o software terão a capacidade de realizar o reconhecimento e registro de placas de veículos em vias urbanas e, dessa forma, identificar e coibir crimes. Serão instaladas 40 câmeras, sendo 24 para substituição das câmeras em pontos já existentes.
Este equipamentos estão defasados tecnologicamente, e 16 aparelhos serão instalados em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa com Tibiriçá, São José com Américo Brasiliense, entre outros locais.
A licitação para a aquisição dos equipamentos será na modalidade pregão eletrônico, sendo que as propostas devem ser feitas até as 8h30 de 23 de março – a vencedora será conhecida depois das nove horas. As empresas interessadas podem acessar o edital na íntegra no portal www.ribeiraopreto.sp.gov.br.
Os novos equipamentos do Olho de Águia estarão integrados ao Sistema Detecta de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e que será licitado ainda neste mês. Será capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos.
Passará informações sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano. O programa Detecta, quando instalado, permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura.
O projeto Olho de Águia, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) com a Polícia Militar e a prefeitura, completou dez anos em 2017. São 24 câmeras instaladas na região central da cidade – 13 digitais. A central de monitoramento fica na base da 1ª Companhia da Polícia Militar, na rua Florêncio de Abreu nº 411, Centro.