O músico, compositor, pesquisador e bandolinista Tiago Santos estará no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, 13 de março, às 20h30, para o show de lançamento de seu terceiro álbum, o CD “O bandolim polifônico de dez cordas”. O disco é resultado do trabalho de mestrado profissional em música que ele concluiu em 2019.
O produto final é um caderno de partituras e registro fonográfico de dez peças originais e autorais para solo de bandolim de dez cordas, em que serão apresentados gêneros como o choro, samba, baião, frevo, prelúdios, entre outros. No show, Tiago Santos faz um breve levantamento de dados sobre sua origem, transformações e adaptações para a música brasileira e na apropriação da linguagem, escrita e performance polifônicas.
Têm um caráter artístico e didático, acompanhados de breve explanação sobre as obras, onde serão relatados os motivos e inspirações para composição das mesmas, criando-se interação constante. O intuito é apresentar ao público a música instrumental brasileira para o bandolim de dez cordas e possibilitar a apreciação, o descobrimento e/ou aprimoramento técnico de composições e arranjos próprios para esse instrumento.
Tiago Santos é músico bandolinista, multi-instrumentista, compositor e arranjador. Já realizou shows e apresentações como solista à frente de grupos musicais e orquestras, ao lado de nomes como Luciana Rabello, Nailor Proveta, Benjamim Taubkin, Zé da Velha e Silvério Pontes, Aleh Ferreira, Danilo Brito, Milton Mori, Alessandro Penezzi, Emiliano Castro, entre outros, além de participar como músico e arranjador em gravações diversas.
Como professor, ministrou aulas no Projeto Guri (Polos Dumont e Morro Agudo) nos anos de 2010-2011, no Centro Cultural Campos Elíseos (Projeto Kabuki-Ribeirão Preto-SP) de 2004 a 2016, além de educador na linguagem de música, no Centro Educacional Marista de Ribeirão Preto-SP entre 2015 e 2017.
Dentre suas formações musicais estão a de técnico profissionalizante em música no Conservatório Carlos Gomes em Ribeirão Preto (2000-2002), graduação em licenciatura plena em música pela Universidade de Ribeirão Preto (2004-2007) e bacharel em música pela Universidade de São Paulo (USP).
No ano de 2013 gravou seu primeiro álbum, “Chorobossambando”, através do Programa de Ação Cultural (ProAC/ ICMS) da Secretaria do Estado e Cultura de São Paulo. Foi finalista do 12º Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista 2013, obtendo o terceiro lugar. Em setembro de 2016 esteve no Peru onde foi convidado a participar do Festival Sonamos Latinoamerica.
Em 2017 gravou seu segundo disco, “Nosso tempo”, totalmente autoral, através do selo independente “Chorobossambando”, lançando-o na França, Bélgica, Itália e Brasil. Ele ministra aulas particulares de bandolim, cavaquinho, violão e prática em conjunto.
O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista, na Zona Leste. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada ou antecipado) para os dois setores (plateia A e plateia B) e estão disponíveis para compra na sede da companhia (Carlos Chagas nº 259) ou pelo site www.ingressorapido.com.br – tem taxa de administração. O show não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.