O Brasil tem oito casos confirmados para novo coronavírus, o Covid-19, e já há transmissão local da doença, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 5 de março, pelo Ministério da Saúde. São seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Uma mulher de 23 anos tem teste positivo no Distrito Federal e aguarda contraprova. O caso confirmado no Espírito Santo é de um homem, com 37 anos que esteve na Itália.
O número de casos suspeitos para doença subiu de 531 para 636 de quarta (4) para esta quinta-feira. Já foram descartados 378 análises. Os Estados com mais casos suspeitos são: São Paulo (182), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79). O caso confirmado no Rio de Janeiro é de uma mulher de 27 anos que mora em Barra Mansa, no sul fluminense, e esteve viajando pela Europa no período de 9 a 23 de fevereiro. Ela desenvolveu a forma branda da doença, passa bem e permanecerá em isolamento até o próximo dia 20.
Transmissão local
De acordo com o ministério, já há transmissão local da doença. Duas pessoas foram infectadas no Brasil pela primeira pessoa confirmada com a doença. Uma delas esteve em confraternização do paciente com cerca de 30 familiares. Como estes dois casos não foram “importados”, pois os pacientes pegaram a doença no Brasil, o País passa a ter transmissão local do vírus. Com isso, é possível que a Organização Mundial da Saúde (OMS) insira o Brasil na lista de territórios monitorados para a doença.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o Brasil ainda não tem “transmissão sustentada”. “O vírus não está produzindo doentes que não conseguimos identificar qual é a fonte”, disse Oliveira. Só China, Itália e Coreia do Sul têm transmissão sustentada da doença, disse Oliveira. A paciente com suspeita, no Distrito Federal, esteve na Inglaterra e Suíça de 25 de fevereiro a 2 de março. O exame positivo foi feito em hospital da rede privada e passará por contraprova.